09 de junho, de 2017 | 11:09

Salão do Livro agita o fim de semana

Saraus, piquenique, grafite, teatro miniatura, música, contação de histórias e oficina estão na lista

Até amanhã (11), o 10º Salão do Livro Vale do Aço movimenta o Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço, com uma programação cultural diversificada e gratuita.

Este ano, o tema do maior evento literário do Leste mineiro é “O amor” e traz atrações inspiradas na obra do escritor e artista plástico Marcelo Xavier, homenageado da décima edição.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS SLVA
O público se encanta com a Komboteca da Itinerância PoéticaO público se encanta com a Komboteca da Itinerância Poética
Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o precioso patrocínio da Usiminas, o Salão do Livro promove o acesso à literatura por meio de ocupações literárias, lançamentos de livros, espetáculos, oficinas e a tradicional feira de livros.

Todas as noites, a Tenda Literária do Salão do Livro Vale do Aço, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, é ocupada por uma atração especial. A Komboteca - Itinerância Poética e a APEMT Timóteo abriram a programação noturna no espaço na quarta-feira (7).

Nilmar Lage/Divulgação/ACS SLVA
Elizete Lisboa mostra toda a sua arte no SalãoElizete Lisboa mostra toda a sua arte no Salão
A Kombi Literária abriu as portas e sua biblioteca para o público. Com um sarau, o grupo APEMT mostrou o projeto “Poesia na Praça”. Na quinta-feira (8, às 17h, a escritora e criadora do projeto “O Livro em duas escritas”, Elizete Lisboa, e a educadora Pitucha, fizeram uma leitura dramatizada e musicada de obras clássicas da literatura na Tenda Literária.

Literatura e poesia
A ocupação literária no Jardim Externo continua nesta sexta (9), às 17h, quando a Komboteca e sua biblioteca recebem o Piquenique Literário da escritora Beatriz Myrrha, que também aproveita para lançar o seu novo livro “A Tartaruga e o Coelho”.

Às 20h, a batalha de poesia “A Rua Declama” mostra um pouco do movimento de ocupação cultural atuante no Vale do Aço com o Poetry Slam, um encontro de poesia falada e performática.

Na competição, um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho.

O sarau promovido durante o Salão do Livro será a quarta edição do “A Rua Declama” de 2017. A etapa é eliminatória e vale uma vaga para a competição estadual de Poetry Slam.

Fim de semana
O artista plástico Helder Cavalcante comanda o Grafite Literário para pintura de um painel de Marcelo Xavier, homenageado do 10º Salão do Livro Vale do Aço.

O artista convida o público para acompanhar, passo a passo, a produção do grafite, que contará com elementos das obras do escritor e o grafismo do artista. Helder irá produzir o painel sábado e domingo (10 e 11), das 10h30 às 13h e das 14h às 18h.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS SLVA
O Teatro InCaixa encanta e diverte o espectadorO Teatro InCaixa encanta e diverte o espectador
O teatro em miniatura do “Coletivo EmCaixa” traz ao Salão do Livro mais uma homenagem ao escritor Marcelo Xavier. Em seis caixas e com narrativas curtas, o Coletivo adapta a obra do artista homenageado.

Os espetáculos acontecem dentro de uma pequena caixa. O espectador acompanha a história por um visor (ou um orifício na caixa) e ouve a narrativa/trilha sonora por fones de ouvido. As apresentações acontecem para uma pessoa de cada vez e têm duração de 1 a 3 minutos, no sábado (10), às 15h30, e domingo (11), às 10h.

Para famílias
No sábado, às 10h, o espetáculo “João Mata Sete”, de Raquel Vieira “Floramanga”, anima a Tenda Literária. A história de Mata Sete é muito famosa na Europa e na América. No Velho Mundo, ela é mais conhecida por sua variação dos Irmãos Grimm, “O pequeno alfaiate valente”.

No Brasil foi recolhido por Câmara Cascudo, em vários livros, com o título Mata Sete. Às 11h, Beatriz Myrrha volta à Tenda Literária para mais um piquenique, que pretende unir o público por meio da leitura e da contação de histórias.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS SLVA
Oficina de Massinhas na Biblioteca Volante SESCOficina de Massinhas na Biblioteca Volante SESC
A Biblioteca volante do Sesc-MG oferece a oficina de massinha em homenagem ao escritor Marcelo Xavier, no sábado (10), também na Tenda Literária do Centro Cultural Usiminas, mas para as famílias. As oficinas acontecem às 8h30, 10h30, 13h3o e 15h30.

O espetáculo “Essas e outras histórias”, do mediador cultural Maurício Trindade ocupará a tenda no sábado, às 16h, e no domingo, às 14h30. Maurício destaca a história sobre o ciclo do ouro mineiro, interagindo com o patrimônio histórico das cidades setecentistas de Minas Gerais.

Na noite de sábado, será a vez do show musical “Tributo à Clara Nunes” animar a Tenda Literária. Às 17h, do domingo (11), o espetáculo “Homem-Banda”, do Circo Fool, encerra a programação do 10º Salão do Livro Vale do Aço, no Jardim Externo.

SERVIÇO:
10º Salão do Livro Vale do Aço
Até 11 de junho de 2017 (domingo)
Centro Cultural Usiminas - Shopping Vale do Aço - Ipatinga
Oficinas e mesas-redondas: (31) 98324 4860 [email protected]
Entrada franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário