09 de junho, de 2017 | 10:35

É possível curtir as festas juninas sem sabotar a dieta?

O segredo para aproveitar, de maneira equilibrada e consciente, os quitutes típicos das festas juninas é manter a disciplina, segundo a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama.

A nutricionista salienta ainda que comer alimentos com ingredientes hipercalóricos (como o canjicão, por exemplo) pode ter como resultado o ganho de peso.


Outra dica é adaptar a forma de preparo dos alimentos e, se possível, optar por uma versão mais saudável. O milho, por exemplo, é uma fonte de carboidratos e fibras, porém, se consumido em excesso e/ou misturado com açúcar ou leite condensado, pode ser um grande vilão.

Mandioca e pinhão, ambos assados, também são alternativas nutritivas, pois são ótimas fontes de fibras e vitaminas. Apesar disso, alerta para a quantidade de sal nestes pratos, já que o excesso de sódio pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.

Entre os doces, a nutricionista sugere versões mais saudáveis do arroz doce, por exemplo. Fonte de cálcio e alto teor energético, seu valor calórico pode ser reduzido para 87 calorias (100g) com a troca de ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.

Para quem não abre mão das bebidas típicas, a especialista sugere o vinho quente, sempre consumido com moderação. A bebida possui substâncias antioxidantes como os flavonoides - que combatem os radicais livres - e o resveratrol - com efeito cardioprotetor, além de aumentar as taxas de colesterol bom no sangue.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabonete

22 de junho, 2017 | 08:22

“COM COISA QUE FESTA JUNINA É TODOS OS DIAS......COMO DIZIA A MINHA VÓ ..... ANGU DE UM DIA NÃO ENGORDA CACHORRO MAGRO......”

Envie seu Comentário