05 de junho, de 2017 | 11:25

Sesuma revitaliza espaços públicos

Prefeitura de Ipatinga trabalha para embelezar canteiros e ampliar áreas arborizadas

Secom/PMI
Novas mudas são plantadas na avenida Livramento, no bairro VenezaNovas mudas são plantadas na avenida Livramento, no bairro Veneza
Por meio do Departamento de Meio Ambiente (Demam), um órgão ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Prefeitura de Ipatinga iniciou nos últimos dias um amplo programa de revitalização dos principais corredores de trânsito da cidade.

A atenção é dirigida às condições dos canteiros centrais e arborização. Nestes locais, além da poda de árvores já existentes, vem sendo realizada a recuperação dos gramados e plantio de espécies ornamentais cultivadas no viveiro municipal da cidade, em parceria com a Infrater.

Os objetivos são garantir a recomposição ambiental nestas áreas, manter o sombreamento das ruas e embelezar ainda mais os espaços públicos utilizados pela população, além de contrabalançar as altas temperaturas que são verificadas na cidade em boa parte do ano.

As árvores secas ou doentes que forem detectadas nas vias também vão sendo substituídas no cumprimento das ações do programa, que passa a ser permanente a partir de agora.

Entre as espécies usadas no plantio estão o Coração de Negro (Poecilanthe parviflora), Aroeira Salsa (Schinus molle), Palmeira de leque (Latania chinensis), Camarão roxo (Justicia brandegeana), Flamboyant mirim (Caesalpinia pulcherrima), Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) e Pau ferro (Caesalpínia ferrea).

A Sesuma pede a colaboração de todos os cidadãos ipatinguenses para garantir a sobrevivência das novas mudas que são plantadas, uma vez que até mesmo a quebra de galhos pode comprometer a preservação e o crescimento das mesmas. Infelizmente, em alguns bairros têm sido registrados até mesmo casos de furto das plantas.

O viveiro municipal de Ipatinga, no bairro Jardim Panorama (ao lado da BR-381) e do Ribeirão Ipanema) doa mudas aos interessados, bastando apenas que um cadastro seja feito juntamente com a solicitação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário