26 de maio, de 2017 | 18:02

Estudantes da rede municipal participam de aulas de judô

O projeto, inicialmente, vai atender a 1.300 alunos de cinco escolas

Divulgação
O Núcleo Curumim sedia as aulas ministradas duas vezes por semanaO Núcleo Curumim sedia as aulas ministradas duas vezes por semana
A Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano passa a ministrar aulas e prática de judô para crianças das escolas municipais que participam do Programa Novo Mais Educação, conhecido como horário integral. O Núcleo Ivano Bessa (Curumim), no Bairro Santa Inês, passa a sediar as aulas ministradas duas vezes por semana.

O projeto, inicialmente, vai atender a 1.300 alunos de cinco escolas. Os estudantes são transportados em ônibus e retornam às escolas após as aulas.

A Secretária de Governança Educacional, Ana Marta Inez, ressaltou a importância do esporte para desenvolver a comunicação e o empenho escolar. “A prática desportiva atua em benefício de diversas áreas como criação, integração social, expressão e o aluno leva essa autoestima para sala de aula, sente uma vontade maior de ser participativo”, disse.

O lançamento contou com apresentação dos alunos das aulas de percussão, que também fazem parte do projeto. E com aula demonstrativa do professor de judô, Carlos Vinícius Valencio, que agitou a plateia. “É gratificante ter esse retorno, os alunos ao final da aula agradecem e percebem a importância dessa gratidão, do respeito ao outro”, emocionou o professor.

O prefeito Marcos Vinicius acredita que o projeto nas escolas vai possibilitar o surgimento de atletas competidores. “Quem sabe nós teremos representante nas próximas olimpíadas, nas competições internacionais? Temos que sonhar alto e a gente sabe que no esporte, basta dar oportunidade e é o que estamos fazendo”, ressaltou.

O Programa “Novo Mais Educação” oferece, além de Judô, música em várias categorias, natação e outras atividades complementares.

Curiosidade
O judô, criado no Japão em 1882, é o esporte de combate que mais deu medalhas ao Brasil nos jogos olímpicos. A disciplina é um ponto forte da prática esportiva. Por isso sua prática é altamente recomendada para crianças e adolescentes. Não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. A judoca Rafaela Silva, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O próximo Campeonato Mundial de Judô ocorrerá este ano em Budapeste, dia 28 de agosto.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário