26 de maio, de 2017 | 17:34
Creci Minas realiza evento em Ipatinga
O evento será realizado no San Diego Suítes, no bairro Horto, às 19h
Com o propósito de levar mais capacitação aos corretores de imóveis da região, no dia primeiro junho, próxima quinta-feira, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), realizará mais uma edição do evento Capacitar. Na ocasião, o superintendente do órgão e advogado especializado em direito imobiliário, Ricardo Mendes, irá palestrar sobre o tema Locações: retomada, negociação e desocupação.O evento será realizado no San Diego Suítes, no bairro Horto, às 19h. Na programação consta, também, a entrega de carteiras profissionais aos novos corretores de imóveis da região.
Os interessados em participar podem fazer inscrição, gratuitamente, pelo telefone (31) 3822-6345 ou pelo e-mail [email protected]. No dia do evento, os interessados deverão levar um pacote de leite em pó, que será doado ao Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz.
Apenas nos últimos cinco anos, a quantidade de profissionais na regional aumentou cerca de 60%
Regulamentação
A profissão de corretor de imóveis já é regulamentada há mais de 50 anos e, hoje, está amparada na Lei 6.530/78. De acordo com o terceiro artigo do dispositivo legal, cabe ao profissional da área exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.
Atualmente, na Regional Ipatinga, há mais de 600 corretores de imóveis em atividade e cerca de 200 empresas imobiliárias. Em todo o estado, já são cerca de 21 mil profissionais e aproximadamente três mil pessoas jurídicas cadastradas.
Registro
Uma das primeiras providências em uma transação imobiliária é checar o credenciamento do profissional, seja para compra ou para venda de seu imóvel. A consulta pode ser feita pelo site do Creci-MG (www.crecimg.gov.br). "Verificar se a pessoa é mesmo um corretor evita uma série de transtornos porque esses profissionais são inscritos e qualquer problema o cliente tem a quem recorrer, tem como denunciar", pontua Newton Marques Barbosa Jr., presidente do Creci-MG.
Ainda assim, são precisos outros cuidados. Verificar o histórico da imobiliária ou do corretor também pode evitar problemas futuros. "A internet pode ser uma aliada nessa hora, assim como o Procon. É bom verificar se existem reclamações referentes àquela empresa ou pessoa", observa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]