Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de maio, de 2017 | 17:38

Micro e pequenas empresas geram mais de 9 mil vagas com carteira em Minas

As micro e pequenas empresas no estado geraram 86.014 contratações e 76.587 demissões, resultando em um saldo positivo de 9.427 vagas

Divulgação
Minas Gerais ficou em segundo lugar com o maior saldo de emprego, atrás apenas de São PauloMinas Gerais ficou em segundo lugar com o maior saldo de emprego, atrás apenas de São Paulo
Minas Gerais registrou, em abril, o maior saldo de empregos gerado pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) desde junho do ano passado. Os setores da agricultura, comércio e serviços foram os responsáveis pela reação do mercado de trabalho. É o que mostra o levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao todo, as micro e pequenas empresas no estado geraram 86.014 contratações e 76.587 demissões, resultando em um saldo positivo de 9.427 vagas. Nesse acumulado do mês, Minas Gerais ficou em segundo lugar com o maior saldo de emprego, atrás apenas de São Paulo que obteve 23.858 vagas. Situação contrária foi registrada nos estados do Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Sul, que fecharam o mês no vermelho.

“Os resultados apresentados pelas MPE são animadores, porém, ainda é cedo para afirmar que estamos recuperados da crise”, alerta o analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Breno de Oliveira.

Em abril, todos os setores mineiros conseguiram saldo positivo. A agricultura, impulsionada pela expectativa da supersafra, teve o saldo de 3.037 vagas, se destacando à frente de serviços, setor que registrou a abertura de 2.339 novos empregos com carteira assinada e o comércio, com 2.366 novas vagas, recuperando o resultado negativo verificado no mês anterior. A indústria de transformação, que também teve saldo negativo em março, reagiu e fechou o mês de abril com 906 vagas.

“O comércio, que iniciou o ano reduzindo 5.295 postos de trabalho, em abril gerou mais de 2 mil novas contratações. Já a agropecuária teve um desempenho ainda melhor em virtude da safra de café”, explica o analista do Sebrae Minas.
Em relação às regionais, as MPE da região Sul de Minas tiveram o melhor desempenho, com 3.137 vagas, dessas, mais da metade (1.599) foram geradas pelo setor agropecuário. O menor saldo foi registrado na Regional Jequitinhonha e Mucuri, com 215 vagas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


MAK SOLUTIONS MAK - 300X250