Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de maio, de 2017 | 17:11

Amizade: Como conservá-la

Logosofia

Um conceito que foi consagrado por quase todos os povos do mundo como algo que jamais deveria ser alterado é o de amizade. Este conceito tem-se debilitado não somente entre os povos da Terra como também nos pequenos núcleos de homens; isso será, sem dúvida, a causa iniludível de más consequências para o futuro.

A amizade nasce da simpatia mútua, mas, muito especialmente, da semelhança de certos pensamentos que movem e inclinam uns e outros para mais ou menos iguais preferências. Quando a amizade se torna um conceito entre as partes de um conjunto, esse conceito rege-as todas.

Não pode nenhuma delas fazer dessa amizade um uso particular, diferente do que faz o conjunto ou a parte com a qual travou amizade, porquanto se estaria abusando da generosidade do conceito, ao qual deve render o culto de sua lealdade.

Quando a amizade não une os homens, é porque algo impede seu acercamento e os separa; e, quando a amizade não existe, tampouco existe o apreço nem se pode inspirar confiança entre eles.

Não havendo amizade, a reserva recíproca é um fato lógico; mas, quando ela une os homens em disposição de generosa tolerância, auxílio e colaboração mútua, toda reserva, todo isolamento, conduz ao debilitamento dessa amizade e o conceito sofre pelo mau uso que se faz dele.

Tenho visto como padece e se ressente a amizade quando quem faz dela um culto e a distribui prodigamente sem traí-la jamais em seus impulsos naturais de expressão não é correspondido com a franqueza, a lealdade, a clareza e a simplicidade que convêm ao conceito.

Inevitavelmente, nestes casos, sobrevém a dúvida; o ser sofre e se esforça por conservar dentro de si a pureza dessa amizade, mas, afinal, a não correspondência reiterada provoca a reação, e é aí onde a amizade se rompe e surge a inimizade.

Tenho pensado repetidas vezes nisto e observado que, se os seres humanos prestassem mais atenção aos deveres que contraem uns com os outros, evitariam para si muitos sofrimentos, muitos tropeços e conservariam muitos amigos.
Destaque: Em toda amizade deve-se cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e nos é sadia e agradável.

Do Livro Introdução ao Conhecimento Logosófico – Gonzáles Pecotche. Av. Antonieta Martins de Carvalho – 10 – Timirim – Timóteo/MG – CEP -35.180.300. Tel. (31) 3849-1550 – E-mail – [email protected]. Visita à sede às segundas-feiras de 20h às 22h. Visite o site: www.logosofia.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário