Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de maio, de 2017 | 07:51

XVII Festa do Vinho de Catas Altas movimenta cidade e atrai milhares pessoas

A XVII Festa do Vinho de Catas Altas foi um sucesso. Realizada de 19 a 21 de maio, a festa contou com uma programação variada, atraindo moradores e visitantes de várias partes do país. Nos três dias, o evento reuniu milhares de pessoas que vieram conferir de perto as atrações.
 XVII Festa do Vinho de Catas Altas foi considerada um sucesso XVII Festa do Vinho de Catas Altas foi considerada um sucesso


A festa teve início no dia 19 de maio, com a abertura oficial e a entrega das faixas para a nova princesa do festival. Depois da abertura, Marcelo Veronez, Mutantes a Seco e a banda 14 Bis embalaram o público presente. Nem a chuva espantou as pessoas, que curtiram os shows embaixo de sombrinhas e das tendas que foram montadas em posições estratégicas no espaço do evento.

No dia 20, sábado, a programação durou o dia todo com várias atividades, entre elas, intervenções circenses (Circo Miudinho e As Mambacas), concurso do melhor vinho de jabuticaba, feira gastronômica Sabores do Morro e shows com Farra Trio, Zé da Guiomar, Jorge Band, Rockbras, Logan, Bernardo do Espinhaço e Vanessa da Mata, a estrela da noite, que atraiu um grande público. A Praça Monsenhor Mendes, onde a festa foi realizada, ficou lotada.
Vanessa da Mata embalou uma das noites no fim de semanaVanessa da Mata embalou uma das noites no fim de semana


Aliás, Catas Altas foi escolhida para sediar o último show da turnê “Sangue Bom” de Vanessa da Mata, que trouxe, entre outras músicas, sucessos como Boa Sorte”, “ai, ai, ai”, “Não me deixe só”, “Amado” e “Homem Preto”.

No domingo, além da feira de comida e das atividades circenses, foram realizados shows com Bob Drumond, Camila Calais, Saxofones Afrolatinos, Aline Abreu e a mineira Rockin’ Strings Orchestra. A orquestra foi muito elogiada pelo público presente por misturar rock com música clássica, através de instrumentos como violino, viola, violoncelo, bateria e percussão.

No mesmo dia, encerrando a festa, foi entregue a premiação para os três melhores vinhos do festival, realizado em parceria com a Emater. O vinho de Neli de Souza ficou em primeiro lugar. A bebida de Rogério Alves ficou em segundo e a de Zenilda Alves, em terceiro.


Gastronomia e estrutura

A gastronomia também foi um show à parte na Festa do Vinho deste ano. Além da feira Sabores do Morro, foram promovidas oficinas gastronômicas, em parceria com o Senac/MG, e uma cozinha show. A procura pelas oficinas na carreta-escola foi grande. Todo mundo queria provar as delícias produzidas à base do vinho de jabuticaba, como o creme de mamão papaia com licor de jabuticaba. As receitas fazem parte do projeto Primórdios da Cozinha Mineira.

Além da programação de ótima qualidade, aprovada pelos visitantes, o evento ainda contou com uma estrutura que possibilitou que o público prestigiasse a festa mesmo sob chuva, como aconteceu no primeiro dia. Quatro tendas foram montadas em posições estratégicas. Mesas e cadeiras foram espalhadas no ambiente em frente ao palco B e às barracas de vinho, durante o dia, para que as pessoas pudessem curtir os shows de forma confortável, experimentando a comida e a bebida produzidas especialmente para a festa.

E o evento ainda trouxe retornos financeiros para o município. Durante os três dias, a taxa de ocupação das pousadas foi de quase 100%. A cidade conta hoje com 342 leitos, distribuídos entre 16 hospedarias.
14 Bis, outra atração na Festa do Vinho 2017 14 Bis, outra atração na Festa do Vinho 2017


Realização

A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart). Além da realização da secretaria de Cultura e Turismo, o evento ainda contou com apoio das secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Viação, Administração e Fazenda, e Agricultura e Meio Ambiente.

O Festival foi criado há 17 anos para enaltecer a produção do vinho de jabuticaba, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade, e para homenagear uma tradição que vem passando de geração em geração desde que a produção da bebida teve início em Catas Altas no ano de 1949, como uma alternativa à fabricação do tradicional vinho de uva.
A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho se transformou em uma nova opção de subsistência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Serra do Caraça

26 de novembro, 2019 | 20:13

“Obrigado por postar uma matéria com conteúdo relacionado à região da Serra do Caraça.

https://serradocaraca.com.br”

Envie seu Comentário