20 de maio, de 2017 | 10:25

Triatleta ipatinguense disputa Ironman 2017

Divulgação
Para chegar ao Ironman, Rafael Matos  treina diariamente, inclusive aos  sábados e domingos Para chegar ao Ironman, Rafael Matos treina diariamente, inclusive aos sábados e domingos
O ipatinguense Rafael Matos treina pesado para o Ironman Brasil, que será disputado no próximo dia 28, na praia do Jurerê, em Florianópolis (SC). Essa é a primeira vez que Rafael parte para a disputa da modalidade com percurso maior no triathlon, composto por 3,8 quilômetros de nado, 180 quilômetros de pedal e 42,2 quilômetros de corrida. No entanto, o triatleta traz a experiência de outras três competições nas outras modalidades do Ironman, com percursos menores.

O treinador dele, Carlos Alberto Marques Filho, explica que elaborou uma rotina de treinos para o triatleta, que abrange seis dias por semana, aproximadamente três horas por dia e, nos fins de semana, há um volume maior de atividades, com até seis ou sete horas de treino/dia.

“Nossa meta era alcançar um índice e chegar ao polimento, só para manutenção daquilo que a gente já conseguiu fazer. Então, aproximadamente 30 dias antes ele chega ao pico do desempenho”, detalha.

Para encarar os desafios, conforme o treinador, normalmente identifica-se em um atleta qual a melhor performance dele dentro das três que compõem o triathlon, para que seja melhor desenvolvida. “A orientação é importante nesse sentido, porque você tem que saber administrar o volume do treino, levando-se em conta que o atleta não vive somente do esporte e tem que conciliar o trabalho e família”, concluiu.

Rafael Matos afirmou, em entrevista ao Diário do Aço, que sua expectativa é chegar entre os 100 primeiros na prova, que tem mais de dois mil atletas inscritos. Não há mais vagas. “Vou usar o resultado como uma base para tentar uma vaga no Mundial. Ser triatleta não é fácil. Tem que amar muito o esporte, porque conciliamos o trabalho, a família, filho, empresa para tomar conta. Então, abdicar dessas coisas por três horas durante o dia, não é fácil”, resume.

Rafael embarca para a disputa no próximo fim de semana com recursos próprios. “Minha empresa (Nuaçai) sempre patrocinou atletas em Ipatinga. Neste ano decidi usar o recurso para financiar minha própria participação no Ironman”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário