Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de maio, de 2017 | 13:25

Livro propõe fim do sistema político-empresarial

Na obra O Jogo Sujo da Corrupção, o jurista Luiz Flávio Gomes sugere reforma política, que além de colocar a lei como a grande governante, irá extinguir o cargo político-profissão

Criador do Movimento Quero um Brasil Ético, o jurista Luiz Flavio Gomes dedicou-se a escrever a obra O Jogo Sujo da Corrupção, que será lançada em maio pela Astral Cultural, a fim de fomentar a ideia de reforma política, assim como a implosão do sistema corrupto. A intenção é investir em um Estado soberano. Neste novo regime governamental, a lei vale para todos, ela funcionaria como a grande administradora do Brasil - o Império da Lei.
Divulgação
Em livro, autor defende, além de uma reforma significativa no sistema político, escritor afirma que os planos estão muito distantes do “jeitinho” brasileiro e da morosidade do sistema judiciárioEm livro, autor defende, além de uma reforma significativa no sistema político, escritor afirma que os planos estão muito distantes do “jeitinho” brasileiro e da morosidade do sistema judiciário


Além de uma reforma significativa no sistema político, Gomes afirma que os planos estão muito distantes do “jeitinho” brasileiro e da morosidade do sistema judiciário do nosso país. Na obra, como em todos os discursos que aplica, o autor reitera que a Lava Jato, para a história, enquanto dentro do estado de direito, representa uma mudança profunda para o Brasil.

Quem são e como agem os donos corruptos do poder? Dentre os temas abordados, está o fato de o Brasil ser comandado pelas mãos de grupos de crimes organizados, divididos em, segundo o autor, “Crime organizado privado” e “Crime organizado dos agentes públicos”. E ainda pontua que muitos dos personagens que compõem estas facções fazem parte de uma elite intocável – até bem pouco tempo atrás, antes de termos a Lava Jato para mudar esse cenário.

É possível imaginar o Brasil sem corrupção? A ira do povo brasileiro pode explodir? Além de mostrar um panorama político, O Jogo Sujo da Corrupção aponta caminhos para que o leitor também participe dessa mudança tão importante para o país de forma ativa e transformadora. O autor sugere vários pontos que podem ajudar a combater a corrupção, dentre eles.

- “Proibição constitucional de concessão de anistia para os crimes de corrupção e de caixa dois eleitoral”.
- “Implementar medidas que reforcem a lei de transparência.”
- “Transparência absoluta de todos os contratos públicos”.

Luiz Flávio Gomes ainda prevê um cenário possível nas próximas eleições, colocando os contrapontos do “voto serotonina”, quando o futuro presidente pode ser um corrupto; e do “voto populista radical”, em que o mesmo pode ser um populista extremado.

Outro assunto abordado é a forma como os políticos do sistema corrupto se elegem. Segundo ele, o melhor de todos os cenários seria o “voto faxina da cidadania vigilante”, em que o futuro presidente pudesse ser uma nova liderança comprometida com os interesses superiores da nação. Para o autor, o melhor que poderia acontecer em 2018 é termos 70% de troca no Congresso:

“Temos que temporariamente suspender nossas preferências ideoló­gicas e partidárias e promover uma união nacional em torno da implosão do sistema político-empresarial corrupto. Os corruptos não possuem ideologia. A cada dia, a cada ato, tudo vai significando mais dinamites nas bases do sistema. A implosão final, claro, se dará nas eleições, quan­do temos o dever de fazer a faxina final, exercendo a cidadania vigilante.”

O autor
Luiz Flávio Gomes é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989). Criador do Movimento Quero um Brasil Ético.

Jurista e professor em vários cursos de pós-graduação nacionais e internacionais, entre eles a Facultad de Derecho de la Universidad Austral, Buenos Aires (Argentina), já tendo publicado mais de 57 livros na área jurídica. É também membro da Comissão de Reforma do CP e Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru). Atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, de 1980 a 1983; Juiz de Direito, de 1983 a 1998; e Advogado, de 1999 a 2001.

Ficha Técnica:
Categoria: Ciências Humanas e sociais políticas
ISBN: 978-85-8246-507-3
Preço sugerido: R$ 39,90
Formato: 16x23cm
Páginas: 188
Edição: 1ª

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário