18 de maio, de 2017 | 14:10
Mutirão de cirurgias para 700 pessoas em Ipatinga
Pacientes aguardavam desde 2010 na fila da Secretaria de Saúde do município
Um Mutirão de Cirurgias de Catarata e Cirurgias Eletivas que inclui atendimento a casos de adenoide, amígdala, ortopedia, varizes, dentre outros casos-, além de prever o tratamento de problemas de glaucoma, vai atender a mais de 700 usuários da rede pública de Saúde em Ipatinga. As pessoas aguardavam na fila de espera desde 2010 e serão beneficiadas com os procedimentos cirúrgicos.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18), pelo prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão. Reunido no salão de entrada da prefeitura com os pacientes, o prefeito explicou que, para garantir o atendimento à população, a atual administração fará investimento superior a R$ 500 mil. Foram firmados novos convênios com o Hospital de Olhos Vale do Aço, Núcleo Avançado em Oftalmologia e Hospital Márcio Cunha. Já as unidades hospitalares e clínicas conveniadas com a Prefeitura de Ipatinga vão garantir toda a parte de exames, consultas, tratamento e cirurgias que são necessários aos pacientes.
A previsão é que sejam realizadas, em três meses, as cirurgias de catarata. Os casos de tratamento de glaucoma deverão ser atendidos em 30 dias e a demanda por cirurgias eletivas deverá ser esgotada em seis meses.
Sebastião Quintão disse que esse é um compromisso do governo com a população, de mudar os rumos do atendimento da saúde pública no município. Para isso foram negociadas as inúmeras pendências com fornecedores, que herdamos do governo anterior e comprometiam vários serviços essenciais. Também vamos reativar o programa Remédio em Casa, que fez grande sucesso em nosso primeiro mandato”, pontuou.
Também foi anunciado na manhã desta quinta-feira (18) o nome do novo titular da Secretaria de Saúde de Ipatinga, cargo que estava vago desde o dia 11 de maio. Trata-se do médico de carreira da prefeitura, médico Edewin Windsor.
Prioridade para cirurgias em instituições locais
O diretor do Departamento de Regulação da Secretaria de Saúde, Mak Lenon Alves, explicou que os pacientes seriam enviados para Belo Horizonte, porém o município optou por realizar as cirurgias na cidade, o que vai gerar uma economia para os cofres municipais. Além disso, o paciente tem a conforto de ter o pós-cirúrgico em casa”, complementou. .
O diretor enfatizou que os usuários da rede pública de saúde, que necessitam de procedimentos cirúrgicos de catarata, glaucoma, dentre outras especialidades, deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar a consulta médica inicial.
Uma das pacientes contempladas com esse mutirão, Joselina Pedrosa da Silva, de 62 anos, disse ao Diário do Aço que estava há dois anos na fila à espera da cirurgia de glaucoma. Estou muito alegre, mesmo com muito tempo de espera. Eu aguardei com paciência no Senhor. Eu sabia que o Senhor iria me ajudar com essa cirurgia. Então, estou feliz demais, principalmente com o prefeito, porque as minhas vistas estão embasadas. Não estou enxergando direito, mesmo com os óculos”, ressalta.
Crise Política
Questionado pelo Diário do Aço, sobre os efeitos da crise política que assola a política nacional e atinge nomes como o do presidente Michel Temer (PMDB) e do senador afastado, Aécio Neves (PSDB), o prefeito Sebastião Quintão admitiu que os impactos são sentidos também no plano municipal. O problema está no homem. Temos que fazer o melhor. Honestidade não é virtude, é dever mínimo de todo cidadão. Em princípio, a cidade está organizada, mas se o Brasil sofre, todos os municípios sofrem também. Ipatinga não será exceção”, resumiu.
MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Mary Matoso
19 de maio, 2017 | 02:21Não sei das quantas aguardo consultas e tenho 3 pedidos de ultra som de mamas.
Quanto ao SAM-TFD acho que a ex gerente Keyla está fazendo uma falta danada.
A que está é muito educadinha, atende a gente bem também.
Mas, quando estavam as duas era melhor.”
Juliana Ferreira Santos
18 de maio, 2017 | 19:48Meu filho está aguardando uma consulta com otorrinolaringologia era para junho do ano passado e até hoje não saiu,issoe um absurdo não acha .se tivesse morrendo já tinha morrido”
Ruth
18 de maio, 2017 | 18:25Comigo está acontecendo o mesmo ...Os exames estão agendados desde dezembro para retornar ao médico em março. Ja estamos em maio e até agora nada; falam q é para aguardar em casa ou no cemitério??????????
Isso é um absurdo......”
Ivanete
18 de maio, 2017 | 15:10Olá boa tarde ! Olha não é fácil marcar uma consulta e quando a gente consegue consulta médicos dá os pedidos de exames pra ver a causas dos sintomas. Mas quando a gente chega pra marcar está só agendando e passa tempos e tempos nada dos exames ser liberados.eu tenho vários exames agendados na unidade do Bethânia. Agora me diz o que adiantou eu passar no médico?🤔🤔”