17 de maio, de 2017 | 10:09

Restauração da Matriz de Itatiaia

Oratório esmoler da comunidade escondia pintura com motivos florais

Leo Homssi/Divulgação
Antes deteriorada, a matriz está sendo completamente recuperadaAntes deteriorada, a matriz está sendo completamente recuperada
Durante os trabalhos de restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG), uma peça do conjunto de imaginárias chamou a atenção dos restauradores: um oratório esmoler, com pintura em tinta a óleo, e que foi encontrado em um dos arcazes (móvel grande com gavetões) da sacristia.

Os oratórios de esmoler são pequenas peças que eram levadas em expedições para arrecadar dinheiro. Em geral, eram usados com uma alça, pendurados ao pescoço do responsável por coletar os donativos para uma campanha.

“É provável que a primeira função do oratório de Itatiaia fosse arrecadar donativos para a construção da capela primitiva, levando uma imagem do santo padroeiro”, explica Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo restauro da Matriz.

Os restauradores consideram que o oratório esmoler é uma das peças mais antigas e importantes da Matriz de Santo Antônio. O oratório era, até bem recentemente, utilizado pela comunidade com uma imagem do Menino Jesus, em visitas às casas dos fiéis.

Gilson Ribeiro, restaurador-chefe, decidiu prospectar pinturas primitivas sob as camadas de tinta verde clara. E os motivos florais que surgiram surpreenderam a todos.

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis
Muita surpresa e alegria com a descoberta da pintura originalMuita surpresa e alegria com a descoberta da pintura original
Assim, o oratório esmoler, que é possivelmente uma das peças mais antigas associadas à construção da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia (Ouro Branco/MG), também está passando por processo de restauro, para recuperar as pinturas originais e contar a história do templo.

Além do oratório esmoler, o acervo de imaginárias da Matriz também passa por restauro. Há peças de origem portuguesa, como a imaginária de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, e outras de origem mineira, do fim dos séculos XVIII e XIX.

O processo de degradação dos elementos artísticos da igreja, nos anos 1980, influenciou muito as imaginárias. As peças não foram retiradas e ficaram expostas às intempéries, após a queda do telhado. A imagem de Santana, por exemplo, sofreu grandes perdas em sua policromia original.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem muito a comemorar: o restauro da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia é fruto do esforço da comunidade local, que se uniu e que está trabalhando, há vários anos, para que seu bem mais precioso se mantenha preservado.

A Associação enfrentou diversos obstáculos para que os projetos de restauro fossem aprovados e obtivessem patrocínio, e não descansou até conseguir realizar o sonho de ter a Matriz em todo o seu esplendor, restaurada e segura, para a comunidade.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.

Teve duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido.

O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é feito pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário