CADERNO IPATINGA 2024

17 de maio, de 2017 | 09:07

"Senna na Cabeça e no Coração"

Exposição na Galeria Hideo Kobayashi será encerrada no sábado (20)

Grão Fotografia/ACS CCU
Estudantes de escolas da região conferem a exposiçãoEstudantes de escolas da região conferem a exposição
Até sábado (20), o público da região poderá conferir a exposição "Senna na Cabeça e no Coração", em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. A mostra reúne 60 capacetes, sendo seis originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira e outros 54 modelos customizados por personalidades, incluindo dez capacetes inéditos.

Ipatinga foi a primeira cidade do interior a receber a mostra, que tem sua maior montagem desde o início da circulação. Desde que entrou em cartaz, em 21 de março, a exposição já recebeu aproximadamente 7 mil visitantes.

Na exposição, além das obras, o público pode ver uma estátua do ídolo das pistas em tamanho real, feita em silicone. Os visitantes podem ainda fazer uma atividade prática no ateliê educativo da Galeria. Com uso de papel e materiais diversos, o público poderá desenhar seu próprio capacete e customizá-lo.

Depois de Ipatinga, a mostra encerra a itinerância e o acervo retorna ao Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. A exposição tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Cultural Usiminas, curadoria do designer Rodrigo Câmara e parceria social do Instituto Ayrton Senna.

Grão Fotografia/ACS CCU
A mostra exibe uma coleção de dezenas de capacetesA mostra exibe uma coleção de dezenas de capacetes
Quem passar pela Galeria poderá conferir as customizações feitas pelas artesãs da Comunidade de Chapeleiras de Antônio Dias, coordenado por Ewerton Castro e capacetes feitos pelos artistas plásticos Tom Veiga, Rodrigo Carvalho, Túlio Ticom.

E também por Cláudia Fleury, pelo empresário Túlio Ticom, pelo estilista Renato Loureiro, entre outros. Peças confeccionadas por celebridades como Bruno Gagliasso, Daniel Alves, Fernanda Takai, além do fã clube TAS (Torcida Ayrton Senna), também integram a exposição.

Capacetes inéditos
Entre os capacetes inéditos, três foram confeccionados por personalidades de referência na região. A artista plástica, pintora e ilustradora, Rosane Dias, montou uma das peças.

Outra é assinada pelo jovem de Ipatinga, Igor Fraga, piloto da Fórmula 3 Brasil e figura importante para o futuro do automobilismo brasileiro. Um terceiro capacete foi elaborado por um grupo de seis colaboradores representando cada uma das empresas do grupo Usiminas.

Após a exposição, as obras inéditas vão integrar o acervo do Instituto Ayrton Senna e serão exibidas nas futuras exposições. A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a passagem da exposição pelo Centro Cultural Usiminas é um marco para o Vale do Aço e sucesso de público.

"Recebemos um grande público, de várias idades, que se encanta pela emoção transmitida nas obras expostas e capacetes originais que prestam uma bela homenagem a esse grande ídolo brasileiro”, afirma a diretora.

O projeto
O projeto "Senna na Cabeça e no Coração" teve início em 2014 e já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba entre outras cidades.

Os capacetes originais de Ayrton Senna presentes na mostra são os das temporadas de 1984, 1985, 1992 e 1994 da Fórmula 1; ano de 1987 em homenagem à FAB; e ano de 1993, utilizado no Elf Master Karting Indoor, em Bercy (França).

SERVIÇO:
Exposição "Senna na Cabeça e no Coração"
Até sábado, 20 de maio
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas
Informações: (31) 3822-3031
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 21h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário