Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de maio, de 2017 | 08:45

Responsabilidade Social

Sebastião Alvino Colomarte

[imagemd20277]Um dos efeitos do acirramento da crise político-econômica em nosso país é o crescimento da população de rua. Na capital mineira é possível constatar in loco essa situação ao transitarmos pelas ruas do hipercentro e até de alguns bairros. Conforme avaliação da Secretaria de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo número de atendimentos prestados existem hoje pelo menos 3 mil pessoas morando nas ruas, um aumento de cerca de 70% em relação aos 1.827 moradores contabilizados no último censo, realizado em 2014.

Pesquisador da UFMG, o professor Frederico Garcia considera que ajudar as pessoas nesta situação é algo positivo e necessário. Mas ele também ressalta que, mais do que isso, é importante ajudar de forma contínua e com políticas sociais, com a prefeitura adequando políticas já existentes e criando novas em outros campos. Garcia observa que existem políticas de alojamento e de alimentação, mas o acesso a elas ainda é limitado, havendo carência de uma política voltada à reinserção no mercado de trabalho.

Assim, o aumento na quantidade de moradores de ruas em Belo Horizonte vem também ocorrendo devido às políticas públicas ineficientes voltadas para a caridade, em detrimento da assistência social. Não sou contra a caridade, mas para minimizar esse problema são necessárias ações mais eficazes.

Quando se presta o atendimento de assistência social, uma profissão muito necessária e importante para a nossa sociedade, é necessário que aquele que está recebendo o apoio e a assistência também seja cobrado de uma contrapartida, uma vez que não adianta apenas ensinar e contribuir com a sobrevivência do indivíduo carente, é necessário também exigir que o mesmo demonstre que aprendeu e corra atrás para a melhoria de sua vida e de seu próprio sustento.

A caridade é uma ação imediatista, de urgência, em que a pessoa está no fundo do poço, na miséria, e não têm mesmo nem sequer o que comer. Essa visa suprir uma necessidade de carência momentânea do indivíduo, como, por exemplo, a urgência de um prato de comida ou a necessidade de um remédio. Mas é certo que o ato caridoso não elimina o problema do indivíduo e nem auxilia a eliminá-lo, apenas poderá resolvê-lo naquele momento.

Por outro lado, um bom exemplo de assistência social eficaz, que vem rendendo excelentes frutos, com a promoção da integração ao mercado de trabalho e que valoriza os aspectos pedagógicos e profissionalizantes, são os programas de estágio e aprendizagem mantidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), que prepara o jovem para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.

Nesse sentido, eu diria que a assistência social consiste em ações integradas de iniciativa pública e da sociedade civil embasada numa legislação vigente e com efeitos mais duradouros. Já a caridade é uma ação não sistemática, com um cunho quase sempre religioso e caritativo, mas muito praticada e válida em todo o Brasil.

A Constituição Federal de 1988, no capítulo II, assegura os direitos sociais dos brasileiros, ou seja, os direitos de cidadania. Assim, o governo, as empresas e cada cidadão, ao assumirem as suas cotas de responsabilidade social e o exercício de cidadania, colocam-se a “favor da correnteza” nas tendências do novo paradigma, ao viabilizarem o crescimento social que marcará definitivamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

* Professor, superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais e diretor da ACMinas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário