16 de maio, de 2017 | 13:31

7 lições sobre felicidade

Especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God it's Today, Lígia Costa é Coach retornou recentemente de mais uma experiência em busca da compreensão sobre o que é felicidade - como garantir que pessoas sejam felizes? Quais as iniciativas que devem ser praticadas para ajudar pessoas, empresas, governos a cuidarem da felicidade coletiva?
Divulgação
Lígia Costa, em visita ao Butão, no sul da Ásia, cordilheira dos Himalaias Lígia Costa, em visita ao Butão, no sul da Ásia, cordilheira dos Himalaias


Em viagem para o Butão, um pequeno país localizado no sul da Ásia, na cordilheira dos Himalaias que faz divisa com a China e com a Índia, Lígia encontrou algumas respostas que já são conhecidas, porém não praticadas.

Nem todas as pessoas sabem, mas, existe no Butão o Gross National Happiness Centre (GNH), que junto com instituto de pesquisa local, é responsável por conscientizar e trazer valores de Igualdade, Humanidade e Cuidado no desenvolvimento do país.

Apesar de sua beleza natural indescritível, o pequeno país tornou-se conhecido globalmente em 1970, após o quarto Rei, Jigme Singye Wangchuck ter declarado que a Felicidade Interna Bruta seria mais importante que o Produto Interno Bruto e que o Estado seria responsável para desenhar políticas governamentais com foco na felicidade e não apenas na economia.

Nem tudo são flores. Existem dificuldades, questionamentos, dúvidas, mas o que chama atenção é que existe uma estrutura, um pensamento holístico e um objetivo claro para preservar a cultura, manter uma boa governança no país, desenvolvimento sustentável, além da preservação da moral e qualidade de vida das pessoas. Existe a visão a longo prazo e ao mesmo tempo, existem práticas e implementações diárias!

Diante da experiência Ligia Costa indica algumas lições sobre felicidade que podem ser implementadas a partir de agora e certamente vão ajudar você a ser mais feliz todos os dias:

1- Esteja consciente (be aware)
A partir do momento que você estiver ciente e consciente de todas as suas atitudes, dos seus pensamentos, do seu corpo, das emoções e sentimentos, você passa a ser observador da sua própria história e com isso, você será mais atento a suas escolhas.

2-Pratique Meditação (mindfulness)
“Equilíbrio e mente vazia nos ajuda a encontrar respostas que nunca imaginávamos que existiam.” Diz Ligia.
A especialista afirma que a meditação, estar consigo mesmo não é algo difícil quando se pratica.

3-Integre-se com a Natureza
Busque momentos de conexão e de proximidade com a natureza. Seja por meio de caminhadas, passeios, ouvir o silêncio, observar pássaros, integre-se e viva perto da natureza.

4-Disciplina (self discipline)
Tudo pode ser, existir, acontecer, mas depende totalmente da sua dedicação e disciplina para a conquista.

5- Não é possível cortar caminho (no short curts)
Precisamos estar atentos a sinais e estar dispostos a trabalhar e buscar nossa jornada pelo caminho correto. Quando desviamos o caminho, tudo pode dar errado.


6-Presença
Hoje é o grande dia! O passado já foi, o futuro é incerto, portanto esteja presente no momento. Viva o agora.

7-Foco
Concentre-se, desenhe seu caminho, tenha foco e persistência para alcançá-lo. Tenha visão clara das suas metas.

Para muitas pessoas as atitudes listadas acima podem parecer simples, porém impraticáveis se o dia tem 24 horas e 80% desse tempo gastamos preocupados com o ato de pagar contas?

“Concordo que é um desafio, mas talvez seja a hora de olhar que nossa vida é o nosso trabalho em tempo integral. Talvez seja o momento de aproveitar a crise, o medo, as angústias e respirar de forma correta para você continuar sobrevivendo com esperança.” Finaliza Ligia Costa.

Ligia Costa é empresária, especialista em marketing digital, coach de alta performance e idealizadora da consultoria Thank God it’s Today.
http://tgitoday.com.br/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário