13 de maio, de 2017 | 11:15

Igor Fraga representa Ipatinga na Fórmula 3

Piloto é uma das promessas brasileiras para chegar à Fórmula 1

Divulgação
Igor Fraga é destaque em vários campeonatos internacionais de automobilismo Igor Fraga é destaque em vários campeonatos internacionais de automobilismo

O piloto de Fórmula 3 Igor Fraga, de 18 anos, que desde pequeno treinava para ser destaque no cenário do automobilismo, contou ao Diário do Aço sobre sua carreira e os desafios futuros. O jovem nasceu em Kanazawa, no Japão, mas mudou-se para o Brasil em 2010 e, atualmente, reside em Ipatinga. Ele é filho de Diana Katsumi Fontes Omura e de Fabrizio Maciel Fraga.

No último fim de semana, Igor participou da segunda corrida da temporada pela Fórmula 3 Brasil, que ocorreu no autódromo de Interlagos (SP). "Conquistamos a pole position e vencemos a primeira prova, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nesta etapa, foi um ótimo resultado", comenta.

Segundo Igor, o carro teve um problema indefinido no câmbio durante a primeira parte da prova, no sábado(6), que atrapalhou o início da etapa. Mas com a insistência da equipe em encontrar o defeito, conseguiram solucionar a tempo para que Igor conquistasse a primeira posição do grid de largada, no domingo.

Já na segunda prova, quando Igor tinha uma vantagem em relação ao segundo colocado da Fórmula 3 Academy, teve que parar devido a outro problema no veículo. “Quando a corrida parecia definida, uma falha elétrica no carro me obrigou a entrar no box. Na entrada do posto meu carro apagou completamente, precisei empurrá-lo para chegar ao local certo. Não foi possível identificar a causa no momento, mas após desligar e ligar a chave geral, o carro voltou a funcionar. Retornei para a prova com duas voltas atrás do último colocado. Algum tempo depois, o problema voltou, e dessa vez não consegui chegar ao posto; tive que abandonar a prova, a qual liderava antes da pane”, lamenta.
Wolmer Ezequiel
Ipatinguense está na expectativa da próxima etapa da Fórmula 3 Brasil será nos dias 2 e 3 de junho, no autódromo de Velo Città, em Mogi GuaçuIpatinguense está na expectativa da próxima etapa da Fórmula 3 Brasil será nos dias 2 e 3 de junho, no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu

Investimento
O piloto também fez um desabafo durante a entrevista em relação às dificuldades financeiras para manter sua carreira. “Precisamos chegar a um investimento mínimo para continuar fazendo os ajustes necessários no carro, além de outras despesas, mas não estamos conseguindo obter esse valor por falta de investidores. E é muito importante ter que fazer revisão e trocar as peças de que precisa, porque isso faz o carro se desenvolver melhor na corrida, fazendo toda a diferença no campeonato. Ou seja, a junção do talento com o investimento, se torna uma mistura de sucesso para o piloto”, salienta.

Igor explica sobre o retorno financeiro que as empresas podem ter ao apoiar um piloto. “As corridas da categoria Formúla 3 são transmitidos ao vivo pela Bandsport ou pelo Youtube. Então milhares pessoas, inclusive de outros países, também podem assistir. Dependendo do sucesso da carreira do piloto, a divulgação da marca começa a ficar muito grande. Por exemplo, Ayrton Senna já morreu e aquele Banco Nacional nem existe mais, mas mesmo assim tem gente que ainda usa o boné com a marca do Nacional. Então, se o trabalho for feito bem feito, a empresa tem muita a lucrar com isso”, ressalta.

Igor agradece a equipe Propcar Racing e aos patrocinadores TECFIL Filtros, Annel Distribuidora, Digifarma, WR Construtora, Giganet e Êxito Rent’a Car.

A próxima etapa da Fórmula 3 Brasil será nos dias 2 e 3 de junho, no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário