13 de maio, de 2017 | 10:27

OAB Ipatinga promove curso do PJe para quase 100 advogados

Os profissionais do Direito receberam informações e reviram procedimentos que proporcionaram a ampliando e a capacidade de utilização do sistema do processo eletrônico

Divulgação
Instrutor César Antunes Gomes de Castro, no treinamento dos advogados Instrutor César Antunes Gomes de Castro, no treinamento dos advogados
Resultado de uma parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Minas Gerais, e a Escola Superior de Advocacia (ESA), cerca de 100 advogados participaram da Caravana do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que faz parte do Projeto Educação Continuada da OAB-MG com o objetivo de oferecer formação e inclusão digital aos advogados mineiros. Com carga de oito horas, divididas em dois dias, os profissionais do Direito, inscritos na 72ª Subseção (OAB Ipatinga), receberam informações e reviram procedimentos que proporcionaram a ampliando e a capacidade de utilização do sistema do processo eletrônico. O curso, que começou na noite de quarta-feira (10), foi concluído na manhã desta quinta-feira, no salão do Júri do Fórum “Drª Valéria Vieira Alves” da Comarca de Ipatinga.

O diretor Tesoureiro da OAB Ipatinga, Rodrigo Cardoso, explicou que a OAB Ipatinga é uma das primeiras Subseções incluídas no Projeto Educação Continuada e no Programa de Regionalização da OAB Minas. “Teremos um núcleo específico para atender os advogados da região logo após a inauguração da nova sede, prevista para o mês de outubro deste ano. Antecipo desde já que nosso compromisso é realizar em junho o curso de PJe destinado a advogados sêniores (acima de 50 anos de idade), que já tem demanda”, revelou. Ele citou também que a parceria com a OAB-MG permitiu que a cidade de Ipatinga fosse escolhida como polo educacional do estado com os cursos de Pós-Graduação a distância da ESA.

Aprendizado

O advogado César Antunes Gomes de Castro, um dos instrutores que passaram por treinamento na OAB-MG e que aplicou o curso em Ipatinga, neste processo conhecimento nunca é demais. “Quanto mais você aprende, mais você busca. E é isso que motiva os advogados após a implantação do Processo Judicial Eletrônico, que mudou a rotina de todos. Neste curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os ensinamentos básicos de informática, destinados à operação de computadores, detalhando todos os procedimentos necessários à execução do processo implantado pela Justiça”, afirmou. Ele destacou o pioneirismo da OAB Ipatinga com este projeto de capacitação.

A mudança do meio físico para o meio digital mexeu com a cabeça dos advogados, principalmente aqueles que militam há mais tempo na Justiça. Nem por isso, o advogado Walter Freitas de Morais, há quase 30 anos na profissão, se sente excluído deste processo. “É natural que a gente sinta dificuldades em se relacionar com os avanços da tecnologia nos dias de hoje, ao contrário dos advogados mais jovens. Porém, tenho a impressão que não é tão difícil aprender a peticionar um processo eletrônico que seja aceito pelo juiz e que permita que eu possa me interagir com a Justiça e o meu cliente. A interatividade com a máquina é essencial para continuarmos atuando no exercício da profissão”, entende.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário