12 de maio, de 2017 | 18:04

Curso na Usipa forma novos árbitros

O curso tem como objetivo ensinar a teoria e a prática que envolve a arbitragem de Voleibol, e formar novos árbitros

Divulgação
Novos árbitros terão estágio probatório de 19 a 21 de maio, no 1º Circuito Classificatório do Campeonato AR-4Novos árbitros terão estágio probatório de 19 a 21 de maio, no 1º Circuito Classificatório do Campeonato AR-4
O curso de Arbitragem de Voleibol, promovido pela Federação Mineira de Voleibol – FMV, em parceria com a Usipa, com participação de 40 pessoas da região do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce, foi encerrado no sábado, 6. O curso tem como objetivo ensinar a teoria e a prática que envolve a arbitragem de Voleibol, e formar novos árbitros e apontadores para atuarem durante os jogos da Assessoria Regional - AR-4.

Na 1ª etapa do curso, de 28/04 a 01/05, os alunos aprenderam a teoria do Voleibol e conceitos da arbitragem. No decorrer das 30 horas/aula, realizadas no CAAT e no Ginásio Poliesportivo da Usipa, ocorreram simulações de jogos estimulando a prática do que foi ensinado, de maneira a aprimorar o conhecimento dos participantes, preparando-os para as provas teórica e prática, quando precisariam alcançar o índice mínimo de 60% para serem aprovados para o estágio obrigatório.

A prova teórica ocorreu na sexta-feira (05) no Quiosque do Celebrare na Usipa, com duração de 2 (duas) horas. Na ocasião, o Gerente de Esportes do clube, Nilson Moura de Oliveira, participou do evento dando uma palavra de incentivo aos alunos que seriam avaliados. Já no sábado (06), durante todo o dia, os alunos fizeram avaliações práticas de arbitragem e realização das súmulas*, atuando nos jogos/treino dos atletas do Projeto Ecomov Voleibol Ano III, categorias Sub-15 e Sub-16 Masculino.

O treinamento e as avaliações foram ministrados pelo coordenador de Arbitragem da FMV, Alair Lúcio, com o apoio do coordenador de Voleibol da Usipa, Josias Alves da Silva. E segundo Alair, “a expectativa é que grande parte da turma seja aprovada, pois houve o envolvimento muito grande em prol desse objetivo”. Alair é detentor de um extenso currículo e já participou de 22 edições da Superliga de Voleibol, além de atuar em jogos da Liga Mundial de Vôlei e Campeonatos Sul-Americanos.

Segundo o Coordenador de Voleibol da Usipa, Josias Alves Silva, o curso superou as expectativas, tendo base que a última formação para árbitros na região foi realizada em 2002. “Ao término do curso o que fica é um sentimento de satisfação e alegria pela superação do objetivo de formar árbitros e apontadores, e pelo vínculo que ficou entre os participantes” declara Josias.

O Departamento de Voleibol da Usipa foi representado pelos professores Deivid Alves e Eduarda Stefany. “Os conhecimentos adquiridos no curso serão agregados aos conhecimentos técnicos do dia a dia”, afirma Deivid Alves.

Estágio probatório

Os alunos que obtiverem média satisfatória (60%) poderão começar o estágio probatório nos dias 19 a 21 de maio, quando acontece o 1º Circuito Classificatório do Campeonato AR-4, categorias Sub-17 e Sub-19 Feminino e Masculino. O estágio é obrigatório, tem duração prevista de 6 meses e o estagiando precisa atuar em pelo menos dez jogos. Em quadra, o futuro árbitro precisará demonstrar toda sua competência técnica, pois somente depois de aprovado nesta avaliação final, ele receberá o certificado e liberação para atuar como juiz federado à FMV.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário