12 de maio, de 2017 | 16:41

Antonio Candido, ícone intelectual do Brasil, morre aos 98 anos

Nascido no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918, ele foi um dos intelectuais mais respeitados do Brasil

Divulgação
Dono de uma das obras mais importantes da intelectualidade do país, ele desvendou a literatura brasileiraDono de uma das obras mais importantes da intelectualidade do país, ele desvendou a literatura brasileira
O sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 98 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A equipe médica não divulgou a causa da morte. Nascido no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918, ele foi um dos intelectuais mais respeitados do Brasil. Além de acadêmico - professor emérito da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) - Antônio Candido era crítico literário e ensaísta.

Entre suas obras mais importantes estão Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero (1944), Formação da Literatura Brasileira (1959) e Literatura e Sociedade (1965). Ele também foi vencedor de alguns dos mais importantes prêmios literários, como o Jabuti, o Juca Pato e o Camões.

Intelectual de prestigio no panorama brasileiro, ele se posicionou politicamente até o fim da vida. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e, no ano passado, escreveu contra o impeachment á Dilma Rousseff. "Sou totalmente contra o impedimento da íntegra e destemida presidente da República", escreveu então. "Os motivos alegados não me convencem e o impedimento provavelmente só agravaria a dificílima situação política e econômica do país", enfatizou. Ele deixa três filhas: Ana Luísa Escorel e Laura de Mello e Souza e Marina de Mello e Souza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário