Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de maio, de 2017 | 11:05

Tigrão de volta!

Por Marcelo Luciano da Costa Santos


Na última semana, vimos com satisfação a retomada do projeto de futebol profissional do Ipatinga Futebol Clube. O “nosso” Tigrão de Aço está de volta e desta vez, parece que não será uma aventura fadada ao fracasso. Torcemos para que esta nova empreitada, capitaneada por Cristiano Araújo como dirigente, Wantuil Rodrigues como treinador; além de outras pessoas em seus postos, recoloque o quadricolor de aço novamente em um lugar de destaque no cenário esportivo tupiniquim.

E a partir de hoje, quero relembrar com vocês, rodada por rodada, a saga mais vitoriosa da história do Ipatinga. Não, não foi o título de campeão Mineiro de 2005 e nem a memorável campanha, que culminou na semifinal da Copa do Brasil de 2006, ou os vice-campeonatos mineiros de 2006 e 2010. Vamos recapitular aqui a campanha do Ipatinga na Série B de 2007.

Naquele ano, a competição era, pela segunda vez, disputada por 20 clubes, no sistema de pontos corridos, com quatro equipes ascendendo à Série A e outras quatro sofrendo o descenso para a Série C. O final dessa história você sabe, mas vamos lembrar aqui, capítulo por capítulo, ou na linguagem do futebol, rodada por rodada.


Em minha coluna na época, destaquei que era preciso que torcida lotasse o Ipatingão e empurrasse o time. A conta do acesso era a seguinte: Se conseguisse 80% de aproveitamento em casa chegaria aos 46 pontos. E depois, bastaria beliscar pelo menos 30% de aproveitamento fora – 17 pontos ou cinco vitórias e um empate para que chegasse aos 63 pontos e ai sim, sonhasse com uma das quatro vagas na Série A de 2008.

Em números gerais, a campanha do Tigre foi:
67 Pontos, com 20 vitórias, 7 empates e 11 derrotas.
No primeiro turno foram
28 pontos: 8 Vitórias, 4 empates, 7 derrotas
No returno, o time conquistou:
39 Pontos, com 12 Vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Como mandante foram:
48 pontos em 15 vitórias, 3 empates e 1 derrota)
Como visitante foram:
19 pontos com 5 vitórias, 4 empates, 10 derrotas



A estreia foi no dia 12 de maio, um sábado, contra o Santa Cruz/PE, no Ipatingão. Vitória por 2 X 1 e os gols foram de Diego Silva (IFC) 13' do 1º; Jairo (SC) 17' e Charles (IFC) 36' do 2º. O público foi de apenas 849 testemunhas. Eu entre elas.

Veja abaixo os gols do jogo:
2007: Ipatinga 2x1 Santa Cruz

Brasileirão 2017
Começa esta semana a 15º edição do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. A 12ª com 20 clubes e acesso e descenso de quatro equipes. Os favoritos ao título são: Atlético, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Para as vagas na Libertadores, além desses, podemos colocar Corinthians, Grêmio. São Paulo e Atlético Paranaense. Mas, Brasileirão que se preza sempre reserva uma surpresa, seja na parte de cima ou em de baixo. É esperamos para vermos.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário