10 de maio, de 2017 | 17:44

Atleta representa Ipatinga em campeonato internacional de Taekwondo no Paraná

O faixa preta Hayllander destaca que, apesar de ter decidido de última hora se inscrever para a disputa da Copa Três Fronteiras, está na forma ideal

Wôlmer Ezequiel
Hayllander exibe medalhas de importantes conquistas e espera trazer mais uma pra casaHayllander exibe medalhas de importantes conquistas e espera trazer mais uma pra casa
Atleta de artes marciais há sete anos, Hayllander Igor de Sousa, de 18 anos, irá representar de Ipatinga em campeonato de internacional Taekwondo, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), no próximo domingo, 14. O atleta falou ao DIÁRIO DO AÇO sobre sua preparação para o evento e sua trajetória dentro do esporte.

O faixa preta Hayllander destaca que, apesar de ter decidido de última hora se inscrever para a disputa da Copa Três Fronteiras, está na forma ideal. Segundo ele, a rotina de treinamentos tem sido intensa desde o fim do ano passado, com o objetivo de disputar o campeonato mundial de Taekwondo ITF, que será realizado em outubro, na Irlanda.

“A copa me pegou um pouco de surpresa, ela não estava na minha agenda. Mas desde o ano passado já venho me preparando para a seletiva do Mundial, que será realizada no Rio de Janeiro. Para o campeonato de Foz do Iguaçu, tenho intensificado um pouco mais há um mês e meio. Treino diariamente na Academia Red Tiger, por no mínimo duas horas. Porém, para o Mundial, ainda irei treinar ainda mais”, ressalta.

A competição em Foz do Iguaçu reunirá atletas de toda a América Latina, especialmente dos países que fazem fronteiras na cidade paranaense: Argentina, Brasil e Paraguai. Mais de 200 atletas participarão da copa, que será dividida em lutas e formas ou tuls, sequências de movimento da modalidade.

Carreira
O ipatinguense fala que iniciou no esporte para defesa pessoal e melhorar a disciplina, aos 11 anos de idade. “Eu fazia bagunça na escola e também sempre apanhava das outras crianças. Meus pais, seguindo conselhos de outros pais que já tiveram a experiência, decidiram me matricular no Taekwondo e eu gostei da arte marcial”, conta.

Hayllander afirma que se aprofundou nos conhecimentos da modalidade e se identificou com a responsabilidade que ganhava a cada nível de faixa adquirido. Hoje, o atleta conta com experiências e medalhas de diversas disputas de âmbito nacional e internacional.

“Fui prata no Campeonato Brasileiro de Taekwondo de 2015 e 2016, e bronze na III Copa do Mundo de Taekwondo ITF, realizada na cidade do Rio de Janeiro, também em 2015”, resume Hayllander sobre as conquistas de destaque.

Para o esportista, um dos principais desafios é conciliar a prática esportiva e os estudos. “Eu estou me formando no Ensino Médio, tem sido bastante corrido. Saio da escola e tenho que treinar. Além do Taekwondo luto Boxe, Muay Thai, então é algo bem pesado. Mas não reclamo da agenda cheia, eu gosto!”, garante.

Outro ponto delicado da carreira esportiva para Hayllander é a questão de patrocínio. Ele pontua que já participou de diversas disputas apenas com investimentos próprios, mas que na Copa Três Fronteiras irá contar com apoiadores de Ipatinga. “Agradeço muito aos meus patrocinadores Nuaçaí e Academia Envolve pela oportunidade. Não fosse eles, eu não teria condições de ir pra Foz do Iguaçu”.

Hayllander, após a Copa, retomará a preparação com vistas ao Mundial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana

16 de maio, 2017 | 15:57

“Isso ai cara, força, foco e fé, você merece!”

Envie seu Comentário