CADERNO IPATINGA 2024

08 de maio, de 2017 | 18:38

Terceira edição do Ipatinga Gourmet entra em cartaz em julho

O evento ocorrerá de 2 a 9 de julho em vários pontos da cidade, como no Centro Comercial do Cariru, na cozinha da Consul e Parque das Cachoeiras

Divulgação
Terceira edição do Ipatinga Gourmet entra em cartaz em julhoTerceira edição do Ipatinga Gourmet entra em cartaz em julho

A equipe de produção do Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet já colocou a mão na massa e, há mais de dois meses, trabalha na organização do evento, que entra em sua terceira edição no próximo dia 2 de julho e se estende até o dia 9 do mesmo mês. Será realizado em vários pontos da cidade, como no Centro Comercial do Cariru, na cozinha da Consul e no Parque das Cachoeiras.

“Estamos super otimistas em relação ao sucesso do projeto, que deve superar os dois primeiros”, anunciou Wagner Eustáquio da Silva, que assina a produção executiva e captação dos recursos do evento, atividades que ele já desenvolve há 25 anos, levando-se em conta a realização de outros projetos sócio-culturais no Vale do Aço. Nas edições de 2016, estima-se que seis mil pessoas tenham participado do projeto gastronômico. “Para este ano, o evento deve atrair um público superior a oito mil pessoas”, calcula.

O consultor em gastronomia, Jason Ribeiro de Vasconcellos, que acumula em seu currículo 18 anos de experiência em produção de eventos, informou que já foram convidados os chefes de cozinha e os bares selecionados a participar do Ipatinga Gourmet, que terá como principal ingrediente a mandioca e ainda que todos os produtos e insumos serão adquiridos no Vale do Aço. “Agora, precisamos confirmar alguns nomes para divulgá-los, juntamente com a programação das oficinas gastronômicas e atrações artísticas”.

A turismóloga Cidinha Sampaio, co-autora do Ipatinga Gourmet, é a responsável pela co-produção do Ipatinga Gourmet, assim como nas edições de 2015 e 2016. Ela destaca que o evento já se firmou como tradição, e tem lugar garantido no calendário festivo de Ipatinga, reafirmando sua vocação de importante destino turístico e polo cultural.

Segundo Cidinha, o Ipatinga Gourmet tem como principal objetivo potencializar a cadeia produtiva gastronômica na região e contribuir para a movimentação do fluxo turístico no Vale do Aço, reforçando o posicionamento da localidade como um destino turístico gastronômico de referência no Estado de Minas.

“Com o Ipatinga Gourmet, vamos promover e divulgar a produção local e a regional, por meio de atividades acessíveis, transformadoras, popularizar os pratos criados pelos chefes convidados, difundindo informações importantes sobre boas práticas de consumo alimentar, e ainda movimentar e fortalecer o turismo e a economia locais e regionais”, afirma.

A especialista em gestão cultural e patrimônio, Leila Cunha, que trabalha com projetos culturais há 14 anos, assume a produção do evento realizado por sua empresa, a Fino Trato, com apoio da Brüder, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Instituto Cultural Usiminas e Codemig, por meio do seu Programa de Incentivo à Indústria Criativa, e Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais. O Ipatinga Gourmet foi aprovado no Edital de Seleção de Projetos de Fortalecimento e Festivais Gastronômicos do Estado de Minas Gerais, uma iniciativa que tem como foco a geração de emprego e renda de maneira sustentável e totalmente alinhada com a nova economia.

“Além desses apoios, temos buscado novos parceiros interessados em associar sua marca a um evento que já se tornou grande e, a cada ano, vem se tornando mais expressivo”, comenta Leila Cunha, que vem participando da gestão do projeto em todas as etapas, “desde a elaboração, juntamente com Cidinha Sampaio”, completa.

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