07 de maio, de 2017 | 21:00

TV Brasil reestreia Festival Mazzaropi com clássicos do ator e cineasta

Sessão reúne 20 longas do humorista sendo que três dessas produções vão ao ar pela primeira vez em cores

Em comemoração aos 105 anos do ator e diretor Amácio Mazzaropi, celebrados em 2017, a TV Brasil apresenta uma sessão semanal de longas-metragens dedicada à filmografia do cineasta. Ao todo, são 20 produções remasterizadas em cores que serão exibidas até setembro na homenagem ao artista de expressão nacional. O Festival Mazzaropi volta à telinha da emissora com a comédia "Chofer de Praça" (1958) neste sábado (6), às 16h.
Imagens divulgação
Chofer de PraçaChofer de Praça


Três dos filmes da faixa são apresentados ao público pela primeira vez em cores com a descoberta das suas matrizes coloridas: “O Jeca e a Freira” (1968), “No Paraíso das Solteironas” (1969) e “Uma pistola para Djeca” (1969). Já outras quatro produções são inéditas na TV Brasil: "Chofer de Praça", longa de estreia da sessão; “Jeca Tatu” (1960) que vai ao ar em 13/5, às 16h; “O Vendedor de Linguiça” (1962), em cartaz no dia 20/5, no mesmo horário; e “Casinha Pequenina” (1963), programado para 27/5, também às 16h.

Trajetória de sucesso com clássicos na telonas

Ícone da sétima arte no país, o saudoso comediante Amácio Mazzaropi até hoje é considerado um dos maiores atores brasileiros. Com tramas simples e um humor singelo, ele utilizou da figura do “Jeca” para fazer rir em produções que se tornaram clássicos da cinematografia nacional.

A trajetória do ator e diretor contempla 32 filmes produzidos entre 1952 e 1980. Mazzaropi chegou a atrair mais de oito milhões de espectadores em um único longa-metragem. Ele deu vida ao imortal e carismático estereótipo do homem do campo. Jeca, seu personagem, caipira e ingênuo, mas com doses de malícia, conquistou a simpatia das massas populares, que garantiam as sessões lotadas em todos os seus filmes.

A estreia de Amácio Mazzaropi nas telonas foi em “Sai da frente” (1952), no papel de Isidoro, um motorista de caminhão que deixa o carro desgovernado em plena cidade de São Paulo. A partir daí seguiu caminhando em pequenas, médias e grandes apresentações consolidando seu nome no cinema brasileiro, além de programas de televisão e nos palcos do teatro.

Em 1958, Mazzaropi funda a PAM Filmes (Produções AmácioMazzaropi), em modernos estúdios em Taubaté, e lá realizou 23 longas-metragens. Os maiores sucessos foram “Jeca Tatu” (1959) e “Casinha pequenina” (1963), ambos contabilizando oito milhões de pagantes cada. Seu último trabalho no cinema foi “O Jeca e a Égua Milagrosa”, de 1980. No ano seguinte, morreu aos 69 anos, vítima de um câncer na medula antes de concluir a obra “Maria Tromba Homem”, filme que ficou inacabado.
Jeca Tatu Jeca Tatu



Sinopse do filme “Chofer de Praça”, filme de estreia do Festival Mazzaropi

“Chofer de Praça” é o filme que abre a nova safra do Festival Mazzaropi na TV Brasil. Na produção de 1958, além de ser o protagonista da trama, Amácio Mazzaropi também acumula as funções de produtor e roteirista. A partir desse longa, o humorista passa a colaborar frequentemente com os diretores.

Mazzaropi diverte o público na comédia "Chofer de Praça" na TV BrasilNessa comédia, o ator e humorista interpreta o humilde Zacarias, que se muda com a mulher Augusta para uma vila em São Paulo com o objetivo de arrumar um emprego e ajudar o filho Raul a pagar a faculdade de Medicina. O sonho do sujeito é ver o rapaz formado.

Disposto a fazer o possível e o impossível para ajudar a família, o protagonista consegue um trabalho como chofer de praça. Zacarias começa a dirigir um modelo de carro antigo, muito barulhento e fumacento, que rapidamente vira motivo de muitas piadas e de viagens repletas de trapalhadas.

Dirigido por Milton Amaral, o filme “Chofer de Praça” foi também o primeiro trabalho de Mazzarapi com a atriz Geny Prado, seu par constante ao longo da carreira. Os números musicais são apresentados por artistas como Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol.

Ficha técnica
Ano: 1958. Gênero: comédia. Duração: 97 min. Inédito. Direção: Milton Amaral, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Celso Faria, Ana Maria Nabuco, Carmen Morales, Maria Helena Dias, Roberto Duval, Elk Alves, Benedito Liendo. Participação especial: Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol. Classificação Livre.

Serviço:
Festival Mazzaropi – “Chofer de Praça” – sábado (6) às 16h, na TV Brasil.

Confira a programação dos primeiros filmes do Festival Mazzaropi na TV Brasil

“Chofer de Praça”
Data: 06/05 (sábado), às 16h

“Jeca Tatu”
Data: 13/05 (sábado), às 16h

“O Vendedor de Linguiça”
Data: 20/05 (sábado), às 16h

“Casinha Pequenina”
Data: 27/05 (sábado), às 16h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário