PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

02 de maio, de 2017 | 07:54

Ipatinga, uma cidade com vocação de futuro

Caderno Especial de Aniversário

Divulgação
Vista do Bairro Veneza, com as instalações da Usiminas ao fundoVista do Bairro Veneza, com as instalações da Usiminas ao fundo
A descoberta de ouro pelos bandeirantes na região central de Minas Gerais, entre os séculos XVI e XVII, fez com que vilas e povoados crescessem na região do Vale do Rio Doce, que até então era habitada apenas pelos índios “Botocudos”. Os primeiros “civilizados” a chegarem à região de Ipatinga e do atual Vale do Aço vieram em 1752, de Sant’ana do Alfié, pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o Rio Piracicaba, abriram na margem esquerda do rio a posse do Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas.

Em 1901, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, indo do Porto de Vitória (ES) até a cidade mineira de Diamantina (Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM). Sete anos mais tarde, descobriu-se o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses mudou o projeto original da ferrovia, para escoar a produção para o Porto de Vitória.

Divulgação
A construção da Estação Ferroviária às margens da atual Avenida Pedro LinharesA construção da Estação Ferroviária às margens da atual Avenida Pedro Linhares
Em 1903 começaram a chegar os primeiros habitantes da “primitiva” cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região operários e viajantes de várias partes de Minas Gerais e outras regiões do Brasil. Em 1 de agosto de 1922 a Estrada de Ferro foi inaugurada, e no dia 22 de agosto do mesmo ano, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade.

O primeiro a fixar moradia foi José Fabrício Gomes, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois as terras foram repassadas a José Cândido de Meira, e em seguida a Alberto Giovannini, que transformou o local numa fazenda de gado, cultivou lavoura e atraiu colonos. Em 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construída para substituir a de Pedra Mole, cujas ruínas agonizam à margem do Rio Piracicaba, perto da confluência com o Rio Doce.

Em 1958 teve início a construção da Usiminas e começou o planejamento urbano do então distrito de Coronel Fabriciano. A Usiminas iniciou suas operações em 26 de outubro de 1962. Em 29 de abril de 1964 Ipatinga foi emancipada - juntamente com Timóteo -, e o distrito de Barra Alegre passou oficialmente a pertencer a Ipatinga. No mesmo ano (1964), foi indicado Délio Baeta Costa como intendente, e um ano depois, Fernando Santos Coura se tornou o primeiro prefeito.

REGIÃO METROPOLITANA
A Região Metropolitana do Vale do Aço foi estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Ela abrange os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. No entorno da Região Metropolitana estão 22 cidades que integram o Colar Metropolitano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário