28 de abril, de 2017 | 14:05

Prefeitura de Ipatinga espera coletar 180 bolsas de sangue

A administração municipal realiza no próximo dia 6, em parceria com a Fundação Hemominas e a Univaço, a primeira campanha de doação voluntária de sangue em 2017

Secom/ PMI
Ipatinga e região apresentam dificuldades para manter estoques de hemoderivadosIpatinga e região apresentam dificuldades para manter estoques de hemoderivados
Com o objetivo de abastecer o estoque de bolsas de sangue do Hospital Municipal de Ipatinga (HMI), a administração municipal realiza no próximo dia 6, em parceria com a Fundação Hemominas e a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), a primeira campanha de doação voluntária de sangue em 2017. A ação ocorrerá das 9h às 16h, com posto de coleta no campus da Univaço, no bairro Veneza I, situado na rua João Patrício Araújo, 179.

Segundo a farmacêutica da Agência Transfusional do HMI, Monise Fonseca, a prefeitura espera coletar a capacidade máxima de bolsas de sangue no dia da campanha, que são 180. “Todos são muito bem-vindos, pois há pacientes dos mais diversos tipos de sangue necessitando de doação. Mas, especialmente, aguardamos as pessoas que possuem o grupo sanguíneo com fator RH negativo, que são A-, B-, AB- e O-, esse último considerado doador universal”, enfatizou.

Atualmente, a Agência Transfusional do HMI está em situação crítica devido ao baixo estoque de bolsas de sangue com fator RH negativo. A queda nos estoques chega a 30% do volume necessário para atender a unidade hospitalar. O HMI consome, em média, 110 bolsas de sangue todos os meses.

O sangue doado é utilizado em pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças; vítimas de queimaduras e de acidentes graves que serão submetidos a cirurgias de urgência ou pessoas que passarão por cirurgias eletivas (programadas). Alguém que será submetido a cirurgia cardíaca, por exemplo, precisa de muito sangue. Sem ele, o procedimento vital para sua saúde pode ser adiado ou mesmo cancelado.

Orientações

O processo de doação é seguro e retira apenas uma pequena quantidade de sangue (450 ml) da corrente sanguínea, reposta pelo corpo do doador em até 24 horas.

No dia da coleta, é necessário apresentar documento de identidade original com foto (RG, carteira de motorista ou de trabalho). Os voluntários precisam ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e não terem sofrido hepatite ou Doença de Chagas após os 11 anos. Pessoas entre 16 e 18 anos incluídas entre os doadores devem ser autorizadas pelos pais ou responsáveis. O doador também precisa ter e estar com boa saúde.
Outras dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas pelo telefone 3828-5637.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário