27 de abril, de 2017 | 15:30

Chapa 2 propõe mais “diálogo por melhores resultados” no Sindipa

Wôlmer Ezequiel
Plenária de lançamento, realizada na noite do dia 26Plenária de lançamento, realizada na noite do dia 26
Propondo “mais diálogos por melhores resultados”, candidatos da Chapa 2 “Oposição de verdade” receberam manifestações de apoio e confiança durante a plenária de lançamento para a disputa das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), realizada na noite de quarta-feira (26), no salão da sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro, e que reuniu representantes políticos, empresários, aposentados e membros da comunidade. Nos dias 30 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, os metalúrgicos irão às urnas para escolher quem dirigirá o Sindipa pelos próximos quatro anos.

“Muitos têm questionado nosso Sindicato sobre a posição truculenta e radical que a atual diretoria tomou nos últimos anos. Um erro que custou milhares de emprego e a saúde de muitos colegas. Para que o nosso Sindicato seja realmente forte e independente, não podemos nos omitir e temos que ser atuantes. O Sindipa é para todos nós. A Chapa 2 é a volta do movimento do trabalhador do chão de fábrica e estamos preparados para este desafio. Quem não quer a retomada do crescimento da Usiminas e suas empresas coligadas? A manutenção dos nossos empregos e da renda, aumento Real e a conquista dos nossos direitos perdidos, como a cota do trabalhador na Participação dos Lucros das Empresas (PLR), são nossas bandeiras de luta para avançar na defesa da dignidade do trabalhador”, afirmou o operador de produção da Usiminas, Marco Antônio da Silva, o Marcão, candidato a presidente pela Chapa 2, que, segundo ele, representa uma renovação de energias e de ideais, com a participação importante das mulheres e dos aposentados.

Para Dinusa Ferreira Pinto, operadora de Produção da Unigal e candidata da Chapa 2 como secretária de Saúde Assistencial, o Sindipa é um instrumento dos trabalhadores. “Nossa proposta é implementar políticas específicas de valorização da mulher no movimento sindical, na sociedade e no mercado de trabalho, e na saúde do trabalhador. Nossa luta é árdua. Temos que trabalhar e ainda cuidar da nossa família. Na época do meu pai, que se aposentou na Usiminas, lembro que o Sindipa nos oferecia os melhores convênios médicos e boas opções de lazer. Perdemos tudo e não avançamos nos últimos quatro anos”, disse.

O aposentado José Clementino Carvalho, ex-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), afirmou que o Sindipa merece o respeito de todos e desejou boa sorte aos integrantes da Chapa 2. “O Sindipa sempre priorizou o respeito, o diálogo e a democracia. Hoje nosso movimento sindical está distante do protagonismo exercido em outros tempos. Acredito que a Chapa 2 avançará na defesa do emprego e na dignidade financeira para que o trabalhador volte a sonhar com dias melhores”, reconhece.

O metalúrgico Pedro Celso Rosa, secretário Geral da Confederação Nacional do Trabalhador Metalúrgico (CNTM), criticou a tentativa dos setores conservadores de promover um desmanche dos direitos trabalhistas e destacou a força da Chapa 2 no processo eleitoral no Sindipa. “Temos que ficar atentos e defender os nossos direitos, como propõe a Chapa 2. Chega de prejuízos ao trabalhadores. Tenham certeza de que vocês não elegerão simples operários, mas trabalhadores destemidos, dedicados e comprometidos com a causa da classe trabalhadora, como determina a história de luta e conquistas do Sindicato. Percebo aqui que o Sindipa está resgatando a participação da família nas questões metalúrgicas na sua essência. Todos ganham com isso”, apontou Pedro Celso, que participou do lançamento da Chapa 2 ao lado metalúrgico Alfani Alves, diretor da CNTM.

O metalúrgico Ernane Geraldo Dias, presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas (Femetalminas), destacou a importância do Sindipa para o sindicalismo, “que é proporcional à expressão da classe”, e acredita que a gravidade do momento requer a unidade dos trabalhadores para defender direitos ameaçados e exigir, com diálogo, a volta de outros já perdidos. “Trabalhadores de Ipatinga e região não podem ficar parado, de braços cruzados. Queremos dinheiro no bolso e aumento Real. Chega de 0% de reajuste e acordo parcelado de salário, como ocorreu nos últimos quatro anos. Exigimos aumento real em cima do INPC. Isso, a gente conquista com muita conversa”, observou.

Membros da Chapa 2 no Sindipa/2017:

Marco Antônio da Silva - Marcão (presidente)

Eugênio Pacelli de Castro – Thiá (secretário-Geral)

Ivo Ricardo Felix Pereira (secretário-Adjunto)

Jair Antônio dos Santos (secretário de Finanças)

João Pedro da Silva – Pedrão (secretário de Cultura e Comunicação)

Dinusa Ferreira Pinto (secretária de Saúde Assistencial)

Lecy de Almeida Soares (secretário de Assistência Previdenciária e Jurídico)

Francisco Leite da Silva Filho – Chico Leite (secretário de Políticas Sociais)

Genivaldo Silva Santana – Geni (secretário dos Aposentados)

Suplentes:
Lucas Rodrigues Dias

Gilson Carlos de Oliveira - Goiabal

Klinger Nunes Caetano

Luciano Cazzotto de Alvarenga

Eliezer Martins de Medeiros

Elaine Elio Silva Rocha

Anderson Gladston Dornelas Raimundo - Tron

Gutemberg Alves da Costa

José Lopes dos Santos

Conselho Fiscal
Lupércio Antônio Souza

Otávio Luiz Neto

Gilberty da Vitória

Suplentes:
Rodrigo Mesquita de Acipreste

Warley Silva Souza

Gilson Izabel de Jesus

Conselho Representante Junto à Federação
Willian Inácio Guerra

Edmilson Domingos de Almeida - Amiguinho

Suplentes:
Marcelo de Souza Jesus

Lucimar Lopes da Costa

Conselho Representante Junto à Confederação
Flaviano Costa - Flavinho

Josué Emílio de Oliveira

Suplentes:
Agnaldo de Oliveira Camelo

Luciano Delapicula


Wôlmer Ezequiel
Plenária de lançamento, realizada na noite do dia 26Plenária de lançamento, realizada na noite do dia 26

Divulgação
Apresentação na noite de quarta-feiraApresentação na noite de quarta-feira



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário