Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de abril, de 2017 | 08:19

Pensar por si mesmo

Artigo Logosófico

A vida é pródiga em episódios, pela multiplicidade de aspectos de que se reveste o intercâmbio diário entre as pessoas. Como não existem dois seres que possam pensar exatamente igual – embora muitos creiam o contrário – sempre há, logicamente, diferenças no pensamento, ainda no dos que nada pensam, o que promove em uns e em outros uma série de inquietudes, desde que cada um, sem querer ou de propósito, confiaram uma parte do seu sentir ao semelhante, ignorando se é correspondido com a lealdade que anela, para manter-se firme em suas próprias convicções.

Na maioria das pessoas não há disposição para pensar; isto é causa de que se escute, em geral, com indiferença. Se a palavra não promove, no que a escuta, um ato de verdadeira atividade mental, no qual se veja obrigado a pensar, ela se perde no labirinto de pensamentos e ideias que estão dentro de sua mente.

Não são os homens os que atuam mal, senão os pensamentos que, apoderando-se de suas mentes, os conduzem pelas sendas mais tortuosas. E vendo, por meio desta realidade, que os homens se movem segundo seus pensamentos, me pergunto: Pode assim achar o ser humano alguma felicidade?

Desfrutar a paz que é tão insistentemente reclamada em momentos de aflição, de luta ou de desespero? Quem dentro dele governa suas ações e altera, uma ou outra vez, seus melhores anelos? Os pensamentos negativos, que atuam movidos por uma força cega, ocultos, sem serem vistos, cumprem uma missão devastadora em sua mente e lhe fazem viver em constante angústia.

A mente que pensa conserva a integridade do ser: - Pensando é como se pode transmitir a palavra, o pensamento ou a ideia; e uma palavra que for pensada e que se usa para fazer um bem, é a manifestação e a prova de que existiu o ato de pensar, que é, por sua vez, a primeira manifestação do espírito criador do homem.

Desde que o homem começa a pensar por si mesmo, já dignifica sua espécie; se afasta da irracionalidade que constituiu e constitui a animalidade; sente o influxo das forças criadoras por efeito de sua mente, o que o comove frente ao próprio ato de pensar, que é filho da própria mente, da própria inteligência que o fecundou.

O ensinamento logosófico tende, justamente, a promover na mente o ato de pensar; pensar, que é também observar, meditar, refletir e selecionar. A mente que não pensa se acha indefesa, à mercê de qualquer pensamento; a mente que pensa conserva a integridade do ser, a qual é muito difícil ser levada para onde vão os que não pensam.

Do Livro Introdução ao Conhecimento Logosófico, de Gonzáles Pecotche. Av. Antonieta Martins de Carvalho – 10 – Timirim – Timóteo/MG – CEP -35.180.300. Tel. 31-3849-1550 – E-mail – [email protected] - Visita à sede às segundas-feiras, de 20 às 22h. Visite o site: www.logosofia.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário