22 de abril, de 2017 | 13:25

Xerimbabo: Estudantes visitam o Viveiro de Mudas da Usiminas

Um passeio encantador pela natureza, informação, encanto e história. Assim foi a primeira edição da “Aventura no Viveiro”, realizada semana passada no Viveiro de Mudas da Usiminas, atividade do Instituto Cultural Usiminas que integra a programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017. A visita teve uma sessão de manhã e outra à tarde, com 70 alunos da Escola Estadual Ilma de Lana Emerique Caldeira, de Dom Cavati (MG) e do Centro Educacional Souza Ribeiro (Cesor), de Coronel Fabriciano (MG).

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
Flora Manga conduziu os alunos em uma visita mágicaFlora Manga conduziu os alunos em uma visita mágica
Os alunos foram recebidos pela personagem Flora Manga - a atriz Raquel Vieira -, que aborda de forma lúdica temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade, além da relação da Usiminas com a cidade. Flora Manga conta a história do Reino de Aço. Tocado pelas histórias de sua avó sobre uma floresta, o rei convoca conselheiros e, com a ajuda do Sementeiro e da Rainha Abelha, dissemina sementes pelo local onde havia a floresta, que renasce cobrindo tudo com um grande manto verde.

Depois os estudantes fizeram uma visita orientada ao viveiro, passando pelo bosque, degustando frutas, passando pelo mirante e o berçário de mudas, atravessando uma trilha no meio da mata para conhecer de perto o resultado de décadas de plantio. Como lembrança da “Aventura no Viveiro”, eles levaram para casa as mudas que plantaram na atividade.

Educação ambiental
Com nascentes, lagos e trilhas na mata, o Viveiro de Mudas é propício para os estudantes se aventurarem e descobrirem a riqueza no ato de plantar uma muda. Wesley Ferreira de Souza, 12 anos, da Escola Estadual Ilma de Lana, definiu a experiência como “gratificante”. “Foi muito legal aprender sobre plantio e ouvir a história, sair da escola e ver na prática a beleza da natureza. Aqui aprendemos que sem árvore não vivemos, e somos responsáveis por preservar a natureza no lugar onde vivemos”, opinou.

A professora de Wesley, Fani Rodrigues de Oliveira, disse que a escola realizou um desejo antigo de conhecer o espaço. “Essa aula prática em meio à natureza traz um ganho enorme ao processo de aprendizado. A visita permite ricas discussões em sala de aula sobre a educação ambiental”, diz.

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
Os estudantes percorreram uma trilha com muitos encantosOs estudantes percorreram uma trilha com muitos encantos
Incentivo
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, frisa que a visita lúdica ao Viveiro de Mudas da Usiminas proporciona aprendizado e diversão aos estudantes. “Ficamos satisfeitos em colaborar com o Projeto Xerimbabo nesta atividade”, destacou.

O gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luís Pereira Ribeiro, salienta a importância de abrir o espaço para escolas, tendo em vista a diversidade do viveiro para o trabalho de educação ambiental.

Fundado em 1985, o Viveiro de Mudas da Usiminas está instalado em uma área verde de aproximadamente 204 hectares, reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Desde a criação, mais de 3 milhões de mudas cultivadas no espaço ajudaram a recuperar áreas e a transformar a então paisagem de Ipatinga em uma cidade com uma extensa área verde.

As próximas edições do “Aventura no Viveiro” serão em maio e junho. As visitas são oferecidas gratuitamente às escolas por meio de agendamento prévio na Ação Educativa, pelo telefone (31) 3824-3731.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário