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19 de abril, de 2017 | 11:15

Para convencer, é preciso se autoconhecer

Eduardo Ferraz

Divulgação
Uma das principais características de alguém com um ótimo poder de convencimento é o autoconhecimento. Afinal, um bom persuasor sabe que não adianta aceitar atribuições que não domina, pois perderá credibilidade e, com isso, seu poder de convencer. Quem se conhece bem avalia rapidamente as oportunidades e consegue se posicionar com eficiência em diferentes situações.

Eficiência, aqui, significa priorizar o que tem grande chance de êxito e descartar, rapidamente, casos em que não tenha aptidão para fazer bem-feito. Pessoas com bom autoconhecimento possuem características marcantes. Confira algumas dessas características, aprenda a se conhecer melhor e, consequentemente, ser mais convincente:

Conhecer seus pontos fortes: pontos fortes são aptidões naturais ou atividades em que a pessoa tem ótimo desempenho, mesmo com pouco esforço. Quem se autoconhece faz o possível para usar a maior parte de seu tempo no aprimoramento dos talentos. O detalhista, por exemplo, procura atividades que tenham regras claras e em que possa ser reconhecido e valorizado por ser meticuloso; 

Conhecer seus pontos limitantes: pontos limitantes são pontos fracos que prejudicam seu desempenho atual. Quem se autoconhece sabe que precisa melhorar sua performance em algumas áreas nas quais não tem afinidade. Por exemplo, o impaciente sabe que precisará diminuir o ritmo em atividades que exijam precisão e controle, mesmo preferindo ser rápido na maioria das outras situações;

Procurar ambientes em que possa atuar com “poucos filtros”: uma das situações mais estressantes para qualquer ser humano é passar muito tempo controlando seus comportamentos mais marcantes. Poder agir naturalmente se traduz em qualidade de vida e melhor desempenho;

Ser autoconfiante: demonstrar confiança não significa arrogância, mas pleno conhecimento dos próprios limites;
Gente que se autoconhece costuma ser mais segura em seus argumentos, pois sabe mensurar sua capacidade de entregar o que promete. Isso gera uma reputação vencedora em seus posicionamentos. Afinal, para convencer, é preciso estar convencido!
 
* Consultor em Gestão de Pessoas e autor de “Gente que convence – como potencializar seus talentos, ideias, serviços e produtos”, da Editora Planeta.
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Comentários

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Jaeder Teixeira Gomes

19 de abril, 2017 | 11:57

“Gostei da expressão "atuar com poucos filtros". Entendi como a possibilidade de colocar a sabedoria e o bom senso como "papel de parede" das nossas ações. Assim, nossas reações vão corresponder naturalmente à demanda solicitada, antes que dúvidas e exitações confundam ainda mais um cenário inóspito.”

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