18 de abril, de 2017 | 09:53

O governo de si mesmo

Artigo Logosófico

O aperfeiçoamento deve ser integral; deve abarcar o ser e a vida, sem exclusão de nenhuma natureza. A isso conduzem os conhecimentos logosóficos, ensinando de que forma, como e quando devem ser eliminados os defeitos e as deficiências, em cuja incumbência se experimentará grande alívio psicológico e moral, ao mesmo tempo em que a vida adquirirá novos coloridos, ao emancipar-se de peso tão torturante.

Mas essa tarefa, que levará sem dúvida um tempo respeitável, não deve parar ali, quer dizer, na eliminação de tudo quanto configura o negativo do ser.

É também necessário saber com que virtudes se conta. Se algumas se têm, terá que se investigar que funções desempenham na vida, e ao mesmo tempo que são encaminhadas para as manifestações fecundas, que fortalecem a vida, convirá aumentar seu número, até o máximo.

Não se deve esquecer que as virtudes são forças que criam o verdadeiro estímulo da vida; são as que fortificam o espírito em todos os momentos álgidos, momentos nos quais a resistência humana parece chegar a fim. Em tais circunstâncias, e por virtude dessas forças, o ser humano encontra alento e estímulo para triunfar nas lutas.

Abrindo à vida um imenso campo de possibilidades superiores
Do exposto surge, com notória evidência, quão necessário é realizar um processo consciente para conhecer o que há dentro de si mesmo; e se não há nada, há que criá-lo em função desse processo. Todas as coisas que existem nos demais podem ser criadas e se fazerem delas, com seu bom uso, grandes condições humanas.

Para isso é imprescindível conhecer todos os rincões da mente; saber como atuam os pensamentos; aprender a movê-los dentro do recinto mental, fazendo-os atuar conscientemente e sem que jamais se apossem da direção do ser, vale dizer, de seu governo interno.

O homem deve ser dono de sua própria pessoa, selecionando os pensamentos de sua mente, isto é, eliminando os que não servem e ficando com os melhores. Deste modo, pode-se dar amplitude à vida e abrir um imenso campo de possibilidades superiores.

Do Livro Introdução ao Conhecimento Logosófico – Gonzáles Pecotche. Av. Antonieta Martins de Carvalho – 10 – Timirim – Timóteo/MG – CEP -35.180.300. Tel. (31) 3849-1550 – e-mail – [email protected] – Visita à sede às segundas-feiras, de 20 às 22h. Visite o site www.logosofia.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário