EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

11 de abril, de 2017 | 09:51

Possibilidades abertas à investigação humana

Logosofia

O ensinamento logosófico abre à investigação, à meditação e ao conhecimento do homem três imensas zonas, perfeitamente delimitadas. Talvez sejamos mais bem entendidos se dissermos que essas três zonas existem e estão abertas às suas possibilidades, mas são pouco menos que inacessíveis para ele, pela ignorância em que permanece a respeito delas.

A primeira pertence por inteiro ao mundo interno, em sua maior parte inexplorado, do qual só temos as vagas referências ou as alusões imprecisas dos que acreditaram haver penetrado nele.

É o mundo dos pensamentos enquanto não se manifestam fora da mente, ainda que atuando ativamente, seja a serviço da inteligência, seja com toda a autonomia; é também o mundo dos sentimentos, com os quais convivemos em íntimo colóquio, tal como ocorre com os pensamentos; o mundo das sensações de alegria e prazer, de sofrimento e de dor, que são experimentadas nas múltiplas variações da vida.

O das reações positivas e negativas, que surgem como consequência das atitudes do semelhante ou de fatos que afetam o ânimo, as convicções, as ideias, o próprio conceito etc.; e é, em definitivo, o mundo de todos os movimentos e atos da vontade conscientemente dirigidos para a finalidade primordial da vida, expressa na realização máxima de suas possibilidades de perfeição.

O mundo mental, imaterial, que preenche todos os espaços do Universo.
A segunda zona pertence ao mundo circundante, onde intervém o fator familiar, social e geral, e nele o ser, adestrado logosoficamente, desenvolve suas atividades comuns e confronta, em árdua e nobre luta, seus conhecimentos com os daqueles que atuam no meio ao qual está vinculado acidental ou permanentemente.

Para exercício e prática da conduta que se vê necessitado a desenvolver em função do dito adestramento, ali se lhe apresentam as mais curiosas circunstâncias, das quais recolhe valiosíssimos elementos para observação e superação individual.

E chegamos à terceira dessas zonas: o mundo metafísico, transcendente ou causal, onde o homem, guiado sempre pelo conhecimento, encontra a justificação de tudo o que antes lhe fora incompreensível e descobre os vastos desenvolvimentos do espírito, em conexão direta com a evolução consciente de seu próprio ser.

É o mundo mental, o mundo imaterial, que preenche todos os espaços do Universo e interpenetra até a mais ínfima partícula ultrassensível. Povoado de imagens maravilhosas, que descobrem até os mais raros processos da Criação, é, ainda que invisível para os olhos, a mais perfeita das realidades existentes.

Do Livro Mecanismo da Vida Consciente – González Pecotche. Av. Antonieta Martins de Carvalho – 10 – Timirim – Timóteo/MG – CEP -35.180.300. Fone (31) 3849-1550 – e-mail – [email protected] – Visita à sede às segundas-feiras de 20h às 22h. Visite o site: www.logosofia.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário