10 de abril, de 2017 | 16:17

Navegando: Ipatingão. A agonia continua.....

Marcelo Luciano da Costa Santos

Ipatinga X Guaratinguetá – Série B 2012 – 37ª RodadaIpatinga X Guaratinguetá – Série B 2012 – 37ª Rodada


Já citei essa história uma vez em minhas colunas anteriores, mas faltava um detalhe. A data exata. E esta semana, em sua página no Facebook, o velho amigo e colega Sérgio Roberto, da Agência Cobertura, colocou em um post a preciosa informação. Foi no dia 6 de abril de 1997, portando, há exatos vinte anos, que o Ipatingão recebeu uma das partidas de maior público de sua história. Foi o confronto entre Social X Atlético, pelo Campeonato Mineiro daquele ano.

O Saci, pela primeira vez, disputava a divisão principal do futebol estadual, repetindo o feito de três décadas antes, da Usipa. E o Atlético, que um ano antes, havia jogado aqui um clássico contra o Cruzeiro, marcando a inserção definitiva do Ipatingão no cenário futebolístico tupiniquim; tinha em seu elenco estrelas como os tetracampeões Taffarel e Márcio Santos, além do atacante Marques, que havia se transferido naquele ano para o Galo e se tornaria ao longo da primeira década do Século 21 um dos maiores ídolos da história do clube.

A partida, marcada para às 17h, começou com 45 minutos de atraso, devido a uma tempestade que caiu sobre o Vale do Aço uma hora antes do jogo. Mesmo assim, isso não desanimou os torcedores, que lotaram as arquibancadas. Não se sabe exatamente quantas pessoas estiveram presentes naquele dia. Apenas uma coisa é consenso. Foi algo entre 20 e 25 mil pagantes. A renda girou em torno de R$ 160 mil – uma fortuna para a época e foi, segundo me relatou alguns anos depois um diretor do Social, suficiente para o clube bancar quase suas despesas naquela competição e ainda fazer uma pequena reserva.
Com Renato Gaúcho, técnico do Bahia, e Joel Souto, na Série B 2012 – 2ª RodadaCom Renato Gaúcho, técnico do Bahia, e Joel Souto, na Série B 2012 – 2ª Rodada

Em campo, o gramado pesado do Ipatingão atrapalhou um pouco o espetáculo, que não teve abertura de placar. Mas, a partir daí a história do Ipatingão, que hoje sofre para se reerguer como estádio de futebol, não seria mais a mesma.

Ainda lembrando, o campeonato seguiu e o Social foi semifinalista daquele campeonato, perdendo a vaga na final para o Villa Nova, que perderia o título para o Cruzeiro. Já o Atlético, que foi o primeiro na fase de classificação, parou nas quartas-de-final, eliminando pelo Villa.

E enquanto isso, aqui em Ipatinga, ainda torcemos para que o Ipatingão volte aos seus dias de glória.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário