10 de abril, de 2017 | 11:13

Usiminas amplia e traz novas atrações para Projeto Xerimbabo

ACS Usiminas
Os estudantes conheceram de perto o processo produtivo na UsiminasOs estudantes conheceram de perto o processo produtivo na Usiminas
Um dos programas de educação ambiental mais longevos do país e referência no Vale do Aço, o Projeto Xerimbabo Usiminas mantém constante renovação e traz novidades em 2017. A partir de uma parceria com o Instituto Cultural Usiminas e sua área de Ação Educativa, a programação está bem mais diversificada e será estendida ao longo do ano, sempre com atividades gratuitas para a comunidade.

O “Conhecendo a Usiminas” e “Aventura no Viveiro” são os dois novos projetos que integraram a programação neste 33º ano, que ainda reserva a tradicional exposição cultural na Usipa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho.

No dia 7 de março, cerca de 70 estudantes de duas escolas de Ipatinga realizaram a primeira visita do “Conhecendo a Usiminas”. Dentro da Usina de Ipatinga, eles se encantaram com o caminho da produção do aço, o universo da indústria e o meio ambiente da siderúrgica. De forma lúdica, professores e alunos percorreram as principais etapas da produção do aço, para entender como nascem os produtos que fazem parte do seu dia a dia em diversas aplicações.

ACS Usiminas
Os estudantes conheceram de perto o processo produtivo na UsiminasOs estudantes conheceram de perto o processo produtivo na Usiminas
Os visitantes foram conduzidos pela atriz Raquel Vieira, que contou a verdadeira jornada do “Minério” e do “Carvão”. Os dois recursos minerais, que iniciam a fabricação do aço, ganharam vida como heróis em uma aventura que mostra o passo a passo dessa transformação.

Além da produção, os alunos das escolas Santa Rita de Cássia/Sesi e Cantinho da Alegria tiveram a oportunidade de contemplar espaços naturais únicos, como a Lagoa da Anta. O roteiro terminou em uma oficina de pintura ministrada pela artista Rosane Dias. Os visitantes receberam uma tela para retratar o que foi visto durante a atividade, utilizando tintas à base de agregado siderúrgico, coproduto gerado na produção do aço. Novas visitas estão previstas para ocorrerem em abril e maio.

Novidade
Outra ação inédita do Xerimbabo é a “Aventura no Viveiro”, que levará estudantes para uma visita-experiência ao Viveiro de Mudas da Usiminas. Por meio de contação de histórias, serão abordados temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade, além da relação da Usiminas com a cidade. Os alunos percorrerão trilhas, visitarão o apiário e o pomar. Ao final, cada visitante plantará uma muda, que será levada para casa, junto com instruções de cuidados com a planta.

ACS Usiminas
O Viveiro de Mudas da Usiminas receberá visitas de alunos das escolasO Viveiro de Mudas da Usiminas receberá visitas de alunos das escolas
“Os dois novos eventos confirmam a vocação do Xerimbabo de preparar, em especial, as novas gerações para se relacionarem de forma sustentável com o meio ambiente. Toda a comunidade é chamada a refletir sobre a vida a partir dos nossos conteúdos de educação ambiental, mas as crianças e adolescentes que vêm das escolas possuem atenção ainda mais especial”, destaca o gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luís Pereira Ribeiro.

Em 2016, o Projeto Xerimbabo Usiminas atendeu mais de 17 mil pessoas de todas as idades e das mais diversas regiões. A expectativa é que, com a inclusão das duas atividades da Ação Educativa no projeto, mais pessoas possam vislumbrar as didáticas e misteriosas viagens ao conhecimento. 

Cuidados com a água marcam história da Usiminas
O cuidado com o meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais são marcas da atuação da Usiminas em seus mais de 50 anos. Dentre as questões ambientais, a água tem relevância especial. E mesmo antes dos graves problemas de abastecimento enfrentados na região Sudeste nos últimos anos, a empresa já investia em ações de recirculação e redução do consumo. O resultado é que o índice médio de recirculação de água doce nas usinas de Ipatinga e Cubatão atingiu 95,6%, índice amplamente destacado durante as comemorações do Dia da Água, no dia 22 de março.

“Na Usiminas, especialmente na atividade de Siderurgia, que demanda grandes volumes de água em equipamentos e processos, nosso compromisso é reduzir a necessidade de captação da água do meio ambiente. Para isto, a Usiminas tem trabalhado para aumentar a recirculação da água no processo produtivo, ação sustentável para uso de um recurso natural e finito”, explica o gerente-geral de Meio Ambiente da empresa, Pedro Luís Pereira Ribeiro.

Reconhecimento
O compromisso da Usiminas para a preservação do meio ambiente e redução dos impactos de suas atividades industriais é reconhecido. A empresa foi a primeira no setor siderúrgico brasileiro – e a segunda no mundo – a obter a certificação ISO 14001, sobre gestão ambiental. Os produtos comercializados pela Usiminas cumprem as rigorosas exigências ambientais das diretivas internacionais RoHS e ELV, os chamados “selos verdes”, que garantem a isenção de elementos nocivos ao meio ambiente e a saúde das pessoas nos produtos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Batista

11 de abril, 2017 | 08:36

“Emprego para os jovens que é bom mesmo nada !”

Envie seu Comentário