09 de abril, de 2017 | 19:00

O que é a Família Tradicional Brasileira?

E quem veio mais uma vez conversar com a gente foi a Carolina Camargo, a mãe da Maria Flor. Um bate-papo descontraído sobre esses “padrões” familiares impostos pela sociedade.

"Temos que valorizar a família tradicional brasileira”, vira e mexe nos deparamos com essa afirmação, afinal, o que é ser uma família tradicional brasileira?

A estrutura familiar mudou, hoje já não vemos mais famílias com a formação de pai, mãe e filhos. Temos famílias com dois pais, duas mães, só o pai, só a mãe, só o homem e a mulher sem filhos, enfim inúmeros formatos. Isso os faz menos família? É claro que não!

Segundo os dados do Estatuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014 mostra que os brasileiros estão se divorciando cada vez mais, o que também contribui para essa modificação estrutural da família tradicional. Além da modificação estrutural, vemos também uma modificação na distribuição das tarefas, há pais que decidem cuidar dos filhos e da casa enquanto as mães trabalham fora, o que pode gerar algumas polêmicas aos que defendem a ideia de que o homem tem que ser o provedor do lar.

O que muitos discutem também é a reação da criança em relação a esses novos formatos de família, “eles entendem?”, “podem sofrer?”, mas o que temos que entender é que além de um ambiente de conforto e com segurança, o que a criança mais precisa é de amor, carinho e atenção. Se o lar no qual ela está, proporciona isso, já é o bastante, independente de sua configuração.

Segundo o dicionário, família é um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar, ou seja, não é necessariamente a composição pai, mãe e filhos. Que fique de reflexão.

E quem veio mais uma vez conversar com a gente foi a Carolina Camargo, a mãe da Maria Flor. Um bate-papo descontraído sobre esses “padrões” impostos pela sociedade. Espero que vocês gostem

Por Micaela Sousa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Cardoso

11 de maio, 2021 | 10:40

“"Família tradicional tem como princípios morais, culturais a cosmovisão judaico-cristã " . Tem certeza que esses são bons princípios? A bíblia é um livro cheio de preconceitos. Segregador e disseminador de ódio, e, um pouquinho de amor. Peguemos então o melhor exemplo bíblico de familia tradicional: Homem + Mulher + Filho + Alguém que engravidou a mulher ; Ou a linda e incestuosa familia de Ló. Que bom que a bíblia é um livro e nossa Constituição é outro livro.”

Juliane Santos dos Santos

30 de janeiro, 2020 | 08:29

“Parabéns Rafael Silva, isso mesmo!”

Rafhael Silva

11 de dezembro, 2018 | 15:33

“Seus professores são todos doentes da cabeça. Família tradicional(Ocidental) é a que tem como princípios morais, culturais a cosmovisão judaico-cristã. Teus professores são loucas esquerdistas....”

Vitor

11 de outubro, 2018 | 01:50

“Meus professores disseram que Família Tradicional seria "pais do mesmo sangue", ou seja, familiares tendo relações sexuais, como irmão e irmã, primo e prima, ou neto com neto. Isso é verdade? Ou Família Tradicional é diferente de Família Tradicional Brasileira?”

Envie seu Comentário