06 de abril, de 2017 | 16:26

Ipatinga é a 8ª cidade de Minas na lista de interesse turístico

Primeira edição da série de publicações Estatística & Informações, análise abrange Estado e municípios no período 2010-2014

Alex Ferreira
Ipatinga é citada na primeira edição da série de publicações Estatística & Informações, da FJPIpatinga é citada na primeira edição da série de publicações Estatística & Informações, da FJP


O turismo em Minas Gerais apresentou um Valor Adicionado (VA) de R$ 14.998 milhões no ano de 2014, o que representou 5,68% do total do setor de serviços, e de 3,72% do total da atividade econômica do Estado naquele ano. Os dados são parte do estudo Economia do Turismo de Minas Gerais 2010-2014, que inaugura a série Estatística & Informações, criada para divulgar os dados estruturais e conjunturais produzidos pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP) em seus mais diversos recortes, tratando dos indicadores econômicos, demográficos e sociais de Minas Gerais. Ipatinga aparece na oitava posição, no estado, como a cidade que mais gera valor adicionado com serviços do setor de turismo.

Neste estudo, são apresentados os dados do Valor Adicionado (VA) do setor do turismo para o Estado e seus 853 municípios, produzidos a partir de uma metodologia proposta pelo CEI para o acompanhamento anual desse conjunto de atividades.

A análise aborda o processo de construção da classificação das Atividades Características do Turismo (ACTs) consideradas na pesquisa, a construção da metodologia adotada nos níveis estadual e municipal, além de enfatizar a compatibilidade com os procedimentos já utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela própria FJP no cálculo das atividades contempladas nas Contas Regionais.

A iniciativa visa contribuir para a literatura acerca da importância do turismo para Minas Gerais, em uma ampla agenda de discussão sobre diversificação da economia mineira.

Análise
O estudo apontou que a atividade de turismo no Estado, no período 2010-2014, apresentou queda em suas taxas de crescimento real, ganhando estabilidade nos anos de 2013 e 2014, com índices de -0,07% e 0,31%, respectivamente.
Entre 2010 e 2014, tiveram destaque a considerável participação média do grupo alimentação (47,2%) e a média de participação do grupo referente a aluguéis de bens não imobiliários (15,8%). Verificou-se, ainda, que o transporte terrestre teve participação predominante em relação ao transporte aéreo, com médias de 13,8% e 4,9%, respectivamente.

De acordo com o pesquisador e coordenador da pesquisa, Caio Gonçalves, o Valor Adicionado (VA) do turismo no Estado apresenta uma distribuição espacial bastante concentrada. “Entre 2010 e 2014, apenas 10 entre os 853 municípios mineiros acumularam cerca de 60% do Valor Adicionado estadual”, observa. “A capital mineira, Belo Horizonte, manteve, isoladamente, a maior participação no Valor Adicionado do turismo estadual em todo o período, com percentual mais relevante em 2011 (35,2%)”, completa.

Na sequência da lista de participação, aparecem os municípios de Uberlândia; Contagem; Confins; Juiz de Fora; Uberaba; Betim; Montes Claros; Ipatinga e Pouso Alegre. “Também vale ressaltar a importância do setor para municípios como Confins (80,1%), Ribeirão Vermelho (35,8%), Florestal (23,3%), Tiradentes (20,8%) e São Sebastião da Bela Vista (18,8%), nos quais o turismo superou a participação da agropecuária e da indústria”, conclui Caio Gonçalves.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo a Lacerda

24 de abril, 2017 | 09:43

“Este estudo inclui o turismo de negócios com certeza.”

Wesley Alves

16 de abril, 2017 | 09:49

“tem nada em Ipatinga, como assim”

Envie seu Comentário