CADERNO IPATINGA 2024

06 de abril, de 2017 | 08:40

O Colégio Angélica e a Imprensa do Vale do Aço

José Amilar da Silveira

Divulgação

Na manhã de terça-feira (4) passada, o Colégio Angélica recebeu, em suas dependências, vários representantes da imprensa do Vale do Aço. O Café com a Imprensa foi uma forma que o colégio encontrou para agradecer à imprensa regional o importante apoio que dela sempre recebeu nos momentos de dificuldade e, agora, na sua nova fase de expansão e de retomada do crescimento. O encontro serviu ainda para mostrar aos visitantes as dependências da escola e as melhorias que estão acontecendo no seu espaço físico e na sua proposta pedagógica.

Os diretores e funcionários do Angélica acolheram convidados e visitantes na portaria principal do colégio. Após um tempo de bate papo gostoso, tempo de cumprimentos e oportunidade de reencontros, todos se dirigiram ao auditório da escola. Francisco Neto, à frente do serviço protocolar, conduziu o andamento da reunião e dos trabalhos.

O diretor do Colégio Angélica fez uma rápida explanação sobre a história da instituição, sobre seu projeto pedagógico, e salientou as melhorias que estão acontecendo no colégio. O Angélica é mantido atualmente pelo Instituto Católico de Minas Gerais-ICMG que fez uma parceria com a EDUCERE Consultoria e Administração Escolar, para a gestão administrativa e gestão pedagógica do colégio.

O giro pelas dependências da escola iniciou-se pelo prédio principal, parte administrativa e setor das salas de aula. Todos puderam conhecer a praça de esportes, espaços verdes, a horta orgânica, o pomar e a Fazendinha Angélica, com significativa variedade de pássaros, aves e animais, tudo formando um conjunto de área de recreação e constituindo-se como verdadeiro laboratório vivo de Ciências.

O Café com a Imprensa se deu no aprazível recanto onde foi inaugurado O Parquinho Infantil Irmã Marillac. O parquinho se destina às crianças da Educação Infantil e recebeu o nome de uma das renomadas educadoras da história do colégio. Foi feita uma enquete com alunos e ex-alunos da escola, com a seguinte chamada: “Aos ex-alunos: Quem marcou sua infância no Colégio Angélica”?. O nome mais votado foi o da Irmã Marillac.

Ao lado, debaixo das árvores, bem atrás do Carmão, o novo Parquinho do Ensino Fundamental I serviu de espaço para o café da manhã e o tempo de confraternização e de entrevistas.

Algumas inovações pedagógicas foram introduzidas, a partir de 2017: o Angélica Integral e o Espaço para o Talento, com língua estrangeira moderna – inglês, música, dança moderna e ballet, judô, artes cênicas, esportes, xadrez, educação financeira e o Projeto ENEM 2017, com o 3º Ano-EM Integrado e o Cursinho Intensivo Pré-ENEM.

Foi firmada ainda uma parceria com o Sistema UNO Internacional-UNOi, para adoção do seu material didático, o que permitiu ao Angélica introduzir no seu ambiente pedagógico novas metodologias: ação-reflexão-ação, com maior participação do aluno - pedagogia ativa - aula invertida; melhorias no sistema de avaliação – recuperação – promoção; estruturação das Matrizes Curriculares por Áreas de Conhecimento; formação de equipes com os professores por segmentos/níveis de ensino, por áreas de conhecimento e por interfaces entre segmentos/níveis de ensino.

Nessa parceria, o Angélica encontrou uma solução interessante e bem completa para atender as demandas de sua Proposta Pedagógica. O colégio trabalha para que as crianças e jovens formem habilidades e competências que lhes permitam enfrentar, durante toda a vida, os desafios que surgem a cada dia, desafios que se colocam impiedosos diante de todos. A informação caminha junto com a formação. A proposta muda o foco. Passa de uma pedagogia informativa para uma pedagogia formativa.

O Colégio Angélica agradece a todos os participantes do encontro o carinho e a atenção demonstrada com a aceitação do convite. Com esse agradecimento vai o reconhecimento a todos os órgãos e mídias de informação no Vale do Aço pelo importante serviço que prestam à nossa comunidade regional.

* Professor, Diretor do Colégio Angélica. E-mail: [email protected]. SCHOLA/ASSESSORIA e CONSULTORIA.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

06 de abril, 2017 | 17:59

“O Professor Amilar, um dos ícones da área da Educação de MG, tem tudo, principalmente experiência, para fazer do Colégio Angélica uma nova Fênix. Parabéns Mestre por mais esta empreitada.”

Envie seu Comentário