06 de abril, de 2017 | 08:26

Chico Lobo resgata crenças e tradições

Louvação traz canções e poesias que mergulham no universo místico do sertão

Divulgação
Chico Lobo toca viola caipira desde os 14 anosChico Lobo toca viola caipira desde os 14 anos
Após o sucesso de Viola de Mutirão - do sertão ao mundo (2016), o violeiro Chico Lobo resgata uma grande paixão no novo trabalho: Louvação (2017) é um misto de poesia e músicas cheias de fé.

O álbum marca a parceria entre o violeiro e o padre Vicente Ferreira - um encontro a partir da crença cristã que consagra o forte regionalismo presente na obra de Chico Lobo.

Louvação tem distribuição da Kuarup e já está disponível em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, iTunes, Google Play).

O repertório canta o cotidiano do sertão, um Brasil profundo que inspira os mais de 30 anos de carreira do músico. “Esse novo trabalho me fez aprofundar a música com a palavra, tecendo melodias para poesias que se tornaram cantigas, bem como para trilhas em poesias declamadas pelo querido parceiro e poeta, padre Vicente Ferreira”, explica o violeiro.

Louvação registra a sina de entregar ao divino o seu cotidiano de plantar e colher, com esperança de vencer a seca do agreste; fala da importância ímpar nas comunidades rurais e festas religiosas, que enaltecem a amizade e união das pessoas; mostra a força de um dom que move o coração humano para o bem.

O disco tem a participação especial da dupla mineira Paulo & André na faixa “Casa Sagrada”, uma bela toada seresteira que representa a casa sempre aberta para receber visitas com a hospitalidade que só o povo mais simples sabe ter.

Divulgação
Já em “Amor de Mar”, música de poesia pura, a viola de Chico Lobo dialoga com o violoncelo de Sérgio Rabello e com a força dos tambores de congado. Tarefa exaltada por Chico: “Numa parceria a gente sempre doa um pedaço de nossa intuição para somar com a de outro.

A belíssima unidade que alcançamos, nesta nova obra, está alinhavada e costurada pela fé cristalina, expressa na cultura popular da gente simples desse nosso imenso Brasil profundo”.

Produzido por Ricardo Gomes, responsável por imprimir ao trabalho uma autêntica sonoridade brasileira, as canções e poesias têm a assinatura da viola inconfundível de Chico Lobo, enaltecem sentimentos de amor e amizade, a vida estradeira, resistência e as relações de gratidão.

Assim, com suas cantigas, a sensação que fica é de bem-querer, de que ainda é possível celebrar o bem, a fé, o amor e a amizade em parceria.

Sobre Chico Lobo
Natural de São João Del Rei (MG), eleita a Capital Brasileira da Cultura 2007, o cantador de histórias, cantor, compositor e violeiro Chico Lobo não poderia tomar outro rumo que não o das artes.

Violeiro desde os 14 anos, Chico insere sua paixão pela cultura de sua gente cantando o cotidiano do povo caipira. Com mais de 20 discos gravados, o músico perpetua a tradição da música de raiz tocando ritmos bem brasileiros.

Recentemente, ganhou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Raiz Regional – Categoria Criação.

Kuarup
A gravadora Kuarup foi fundada no Rio de Janeiro, em 1977, pelo produtor Mario de Aratanha e o saudoso fagotista Airton Barbosa, do Quinteto Villa-Lobos. Hoje, é uma das principais gravadoras independentes do país.

Especializada em música brasileira, possui mais de 200 títulos em seu acervo, além de ter a maior coleção de obras de Villa-Lobos em catálogo no Brasil.

O repertório traz choro, música nordestina, caipira, sertaneja, MPB, samba e instrumental, entre outros gêneros. A gravadora passou a atuar na edição de músicas e no mercado editorial de livros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário