
04 de abril, de 2017 | 15:50
Você sabe comprar seus cosméticos?
Você presta atenção na data de validade da sua maquiagem? É provável que a resposta seja não”. Sem contar que, se a data de validade está impressa na própria maquiagem, na maioria das vezes ela se apaga com o manuseio. E se a data vem impressa na caixa, esta acaba indo para o lixo e adeus data.No entanto, a validade dos itens de maquiagem e cosméticos, incluindo esmalte, xampu, sabonetes e cremes para cabelos, é algo que deveria ser levado mais a sério.
Os consumidores têm uma infinidade de opções de marcas e produtos. É preciso respirar fundo e ter foco na hora da escolha. A lista é imensa e tem produtos para todos os bolsos. Todos prometem beleza, pele luminosa, visual de passarela, mas será que todos são de fato confiáveis?
Mulheres e homens querem melhorar a aparência. A estética deixou de ser luxo para tornar-se item essencial de bem-estar. A indústria cosmética se empenha em pesquisas e as novidades são constantes.
Mas o consumidor às vezes fica à mercê de enganações que, além de não ser o que parecem, ainda podem causar alergias e outros danos à pele. Por isso, atenção na hora de comprar maquiagem e cosméticos.
A palavra hipoalergênico” no rótulo indica que o produto foi testado por médicos, ou laboratórios, ou alergologistas, e raramente causará alergias nos consumidores. É bom lembrar que há tipos de peles muito sensíveis, nas quais até mesmo os produtos hipoalergênicos causam reações.
Neste caso, a orientação do dermatologista será fundamental, indicando qual é a formulação ideal para aquele tipo de pele.
Todo bom cosmético deve ter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao comprar, leia atentamente o rótulo e a bula do produto, mesmo que seja um inofensivo creme hidratante para as mãos.
Quando se fala em cosméticos, geralmente se pensa em cremes de tratamento, mas o termo engloba também a maquiagem. Muito cuidado na hora de comprar, pois são comuns os relatos de alergia e coceira nos olhos por causa de rímel, sombras e lápis.
Se mesmo tomando cuidado você perceber que causam irritação, suspenda o uso e procure ajuda profissional. Os cosméticos têm a função de tratar e melhorar a saúde da pele e fazem um bem enorme para a autoestima, e podem (e devem) ser usados, mas é recomendável uma visita ao dermatologista antes de optar por este ou aquele.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]