Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de março, de 2017 | 11:54

Coronel Fabriciano recebe a 7ª rodada de regional de Patrimônio Cultural

Além do ICMS Cultural, reunião do Iepha vai tratar de assuntos ligados ao patrimônio imaterial e proteção de núcleos históricos


Está agendada para quinta-feira (30), no Teatro Dom Lélis Lara, anexo da TV Uni, no Centro de Coronel Fabriciano, reunião promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O evento tem apoio da Gerencia de Cultura/Setor do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Pela sétima vez o Instituto percorre os territórios regionais de desenvolvimento de Minas Gerais com o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado.

Quatorze cidades mineiras recebem a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, entre elas, Coronel Fabriciano, Santana dos Montes (Campos das Vertentes), Januária (Norte), Pompéu (Central), Belo Horizonte, João Pinheiro (Noroeste), Cataguases (Zona da Mata), Perdões (Sul), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Araçuaí (Jequitinhonha), Grão Mogol (Norte), Uberaba e Patrocínio (Triângulo) e Serro (Jequitinhonha). Com os encontros, o Iepha percorre 13 dos 17 territórios de desenvolvimento do estado.

A novidade para este ano é que, além do ICMS Cultural, outros temas serão abordados durante os encontros, como por exemplo, o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.

“Pretendemos levar aos novos agentes municipais informações que possam contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente das riquezas culturais em Minas e que fazem parte da história dos mineiros”, disse a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.

Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, acrescenta que a preservação do patrimônio resulta em grande benefício para as cidades mineiras.

“O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas para as comunidades. Proteger o patrimônio é, assim, garantir mais verba pública, além de organizar o espaço urbano e proteger a memória e identidade dos cidadãos”, falou o secretário. Em 2016, a equipe do Iepha-MG esteve em seis cidades e reuniu cerca de 600 gestores de 300 municípios.

ICMS Patrimônio Cultural

As visitas do Iepha-MG aos municípios, pretende reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

Técnicos do Instituto que atuam nas diretorias de proteção, conservação e promoção fazem parte da equipe que viajará pelas regiões mineiras.

Coronel Fabriciano possui um Setor de Patrimônio Cultural e uma Equipe Técnica composta de 03 (três) pessoas. Esta Equipe Técnica realiza um trabalho de acordo com a deliberação normativa do CONEP 01/2016 e através desta atividade recebe o ICMS do Patrimônio Cultural.

Com o desenvolvimento deste trabalho a Prefeitura de Coronel Fabriciano inventáriou (setores: I,II,III e IV) e atualizou os bens materiais e imateriais dos Setores I, II e III. Este ano fará a atualização do Setor IV – Zona Rural – Cocais.

Também tombou e registros bens imateriais e materiais.

01. Bens tombados: Museu Padre Joseph Cornelius Maria De Man - ICMG – atual Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE e área de entorno,
02. Casa de Hóspedes – Fazendinha – ICMG – Atual Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE e área de entorno,
03. Teatro João Paulo II – Instituto Católico de Minas Gerais – ICMG – Atual Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE e área de entorno
04. Os 14 (quatorze) Quadros da Via Sacra da Igreja Matriz São Sebastião, localizados na Igreja Matriz São Sebastião, na rua Dr. Querubino, s/n°, CEP 35.170.001, Coronel Fabriciano – MG.
05. Igreja Matriz São Sebastião, acervos e área de entorno
06. Salão Paroquial São José e área de entorno
07. Sobrado dos Pereiras e área de entorno
08. Capela e Clausura do Hospital Siderúrgica e área de entorno,
09. Quadro “Último Trem”,
10. Capela de Nossa Senhora das Vitórias e a área de entorno
11. Capela São José do Povoado dos Cocais de São José, a área de entorno e os bens integrados (imagens, oratório e outros paramentos da Igreja)
12. Imagem de Nossa Senhora do Carmo do Hospital Nossa Senhora do Carmo,
13. Imagem de Nossa Senhora do Carmo, da Praça do Cruzeiro
14. Imagem de São Sebastião da 1ª Igreja.

BENS REGISTRADOS:
1. ASSOCIAÇÃO DOS MARUJOS DOS COCAI
2. RODA DE SABORES
3. CORPORAÇÃO NOSSA SENHORA AUXILIADORA
4. SEMANA SANTA
5. CORPUS CHRIST
6. ARRAIÁ DO BASTIÃO


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário