27 de março, de 2017 | 19:00

Saúde faz blitz de alerta para prevenir tuberculose

Em Timóteo, o Programa de TBC, no Primavera, recebe pacientes com suspeita de tuberculose para encaminamento para exames das 7 às 13 horas

Divulgação
Saúde faz blitz de alerta contra a tuberculoseSaúde faz blitz de alerta contra a tuberculose
A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo realizou na última sexta-feira (24), uma blitz para alertar a população para os sintomas da tuberculose. As pessoas foram abordadas no trânsito na avenida Acesita, no bairro Primavera e receberam folhetos das mãos dos técnicos de saúde com informações sobre os sintomas da doença. A ação recebeu o apoio da Polícia Militar.

Tosse insistente por mais de três semanas, com produção de secreção ou não, pode ser tuberculose e precisa ser investigado por meio do exame de escarro do paciente. Outros sintomas como suores noturnos, perda de apetite, emagrecimento acentuado e cansaço fácil também ajudam a identificar a doença. A transmissão que é feita através das vias aéreas é mais susceptível em ambientes fechados, com pouca ventilação e aglomeração de pessoas. Enquanto o paciente estiver sob tratamento não há mais o risco de contaminar outros", afirma Josélia Siqueira Bastos, coordenadora do Centro de Triagem e Acompanhamento (CTA). Ela enfatiza que o tratamento dura seis meses e não pode ser interrompido para ser eficaz.

A Tuberculose é uma doença grave, que tem cura e pode ser tratada com medicamentos disponibilizados pelo governo federal através do Programa de Controle da Tuberculose (TBC) atuante no município. Em Timóteo, o Programa de Controle da Tuberculose localiza-se na avenida Acesita, 1560, bairro Primavera, no Centro de Especialidades Médicas, antigo Centro Social Urbano, com atendimento de 7 às 13 horas. Para mais informações (31) 3847-7624.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário