23 de março, de 2017 | 09:55

Analisar tendências ajuda na gestão do seu negócio

Lucas Saad

Divulgação
Inovar é um desafio para qualquer empresa hoje, porque significa perceber, refletir, antecipar e ainda reagir às transformações em todo um contexto, mercado e públicos, que muitas vezes ainda são incipientes. Tais mudanças podem ser observadas e utilizadas como uma poderosa ferramenta para a gestão estratégica de negócios, através da pesquisa e análise de tendências.

É imprescindível para uma empresa entender o que o consumidor espera e de que forma isso vai mudar a curto e longo prazo. Trabalhar com pesquisa e análise de tendências nos aproxima do consumidor e nos permite olhar de forma objetiva para todos os ângulos de um negócio, gerando insights e também antecipando a forma como os concorrentes e o mercado irão reagir às transformações externas.

Quando falamos de tendências de consumo, dois dos públicos mais analisados são as gerações Y e Z. A geração Y, também chamada de “Millennials”, inclui jovens nascidos de 1977 a 1995, de acordo com a Nielsen. Esse grupo tem grande importância, já que, segundo estimativas, possui mais de um trilhão de dólares de poder de compra, influenciando tanto o consumo de gerações mais novas quanto de mais velhas.

Só no Brasil, representam atualmente mais de 45 milhões de pessoas. Os Millennials, que cresceram no contexto da virada do século e da economia global, valorizam conceitos como coletividade, sustentabilidade e preocupação social, por exemplo.

Já a geração Z, mais jovem e composta por indivíduos nascidos após 1996, começa agora a entrar no mercado de trabalho, de acordo com a Associação CDL/RS. Flexível e adaptável, a geração Z nasceu em uma era completamente digitalizada e não sente necessidade da distinção entre o mundo on-line e off-line. Para eles, palavras como fluidez, experimentação, ativismo online e horizontalidade hierárquica são essenciais.

Realizar um trabalho assertivo de análise de tendências é parte fundamental do processo de gestão estratégica de negócios, para que as empresas entendam como a cultura funciona e se transforma, reduzindo riscos e construindo um futuro com propósito onde marcas e pessoas realmente dialoguem.

* Fundador e diretor da saad branding+design (www.saad-studio.com), de Curitiba (PR), consultoria especializada em branding.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário