
22 de março, de 2017 | 16:41
Natação: um dos esportes de maior gasto energético
Além de aliviar dores, cada aula gera perda de aproximadamente 500 kcal
Quem faz natação é apaixonado pelo esporte, considerado uma verdadeira terapia. A maioria faz porque é a única modalidade que de fato lhes dá prazer, ficando a prática de exercício físico como algo que vai além da saúde ou indicação médica, sendo um estilo de vida. O esporte é indicado para qualquer idade, desde bebês até idosos.De acordo com o professor do Clube Morro do Pilar, Osmar Lanes, a natação é um dos esportes de maior gasto energético, podendo chegar a 500 kcal por aula. Ela ainda favorece o fortalecimento muscular com menor impacto. A natação mexe com todos os músculos do corpo, que, quando submetidos à diferentes variações de intensidades, obtém uma excelente forma de perda de calorias”, resume.
Ainda segundo Lanes, em apenas 40 a 50 minutos de aula é possível perceber como a natação mexe com toda a musculatura. Existem pessoas que são atletas, já praticam corrida, musculação e outros esportes e, quando iniciam a natação, sentem que falta fôlego, uma prova de que o esporte auxilia bastante no condicionamento”, completa Osmar Lanes.
A aluna Adriana Almeida sempre foi atleta, além de fisioterapeuta e mãe de quatro filhos. Ela nunca praticou natação, e há pouco mais de um mês nas aulas, conta que já percebe que é um esporte completo. Melhora nossa respiração, nos dá mais explosão para desempenhar o resto de nossas atividades. E eu sempre tive medo por mim e por meus filhos de acidentes na água, por não saber nadar. Então estou muito satisfeita”, declara.
Juny Coelho relata que há poucos meses dessa prática percebe melhora nas dores entre quadril e coluna. Nossos problemas nas regiões da bacia, quadril, lombar e coluna simplesmente acabam. Faço não só por aliviar as dores, mas por ter mais condicionamento que nos dá mais disposição para o resto do dia”, pontua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]