Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2017 | 10:36

Senna na Cabeça e no Coração

Centro Cultural Usiminas abre mostra no aniversário de Ayrton Senna

Nesta terça-feira (21), dia em que um dos principais ídolos do esporte brasileiro completaria 57 anos, o Instituto Cultural Usiminas abre ao público a exposição "Senna na Cabeça e no Coração".

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
Uma estátua de Ayrton Senna, em silicone, recepciona os visitantesUma estátua de Ayrton Senna, em silicone, recepciona os visitantes
A mostra, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, apresenta os capacetes originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira vitoriosa no automobilismo mundial, e outros 54 modelos customizados por personalidades, incluindo dez capacetes inéditos.

Essa é a primeira vez que a exposição chega ao interior do Brasil, e terá em Ipatinga a sua maior montagem desde a estreia, em 2014. Além das obras, o público poderá conferir de perto uma estátua do ídolo das pistas em tamanho real, feita em silicone.

A peça foi fabricada no Peru pelo artista Walt Wizard e ofertada pela Escuderia Telmex, ao Instituto Ayrton Senna. A exposição tem o patrocínio da Usiminas e Massas Vilma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com curadoria do designer Rodrigo Câmara e parceria social do Instituto Ayrton Senna.

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
O grupo de seis funcionários da Usiminas e o capacete que criaramO grupo de seis funcionários da Usiminas e o capacete que criaram
Entre os capacetes inéditos, três foram confeccionados por personalidades de referência na região. A artista plástica, pintora e ilustradora, Rosane Dias, montou uma das peças.

Outra é assinada pelo jovem de Ipatinga, Igor Fraga, piloto da Fórmula 3 Brasil e figura importante para o futuro do automobilismo brasileiro. E um terceiro capacete foi elaborado por um grupo de seis colaboradores, que representaram cada uma das empresas do grupo Usiminas.

Os escolhidos foram Josias Alves dos Reis (Usina de Ipatinga); Adnilson Tibúrcio (Usiminas Mecânica); Luiz Antônio da Silva Loureiro Cancela, (Usina de Cubatão); Orlando Ferreira de Menezes (Mineração Usiminas); William Jones (Soluções Usiminas Santa Luzia) e Leonardo Galvani Horta, fotógrafo, designer e analista de Comunicação da Sede.

Os novos capacetes ficarão expostos na Galeria Hideo Kobayashi, juntamente com as demais. Após a exposição, as obras passam a integrar o acervo do Instituto Ayrton Senna e serão exibidas nas futuras exposições.

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
O capacete e o piloto ipatinguense de F3 Igor Fraga, que o preparouO capacete e o piloto ipatinguense de F3 Igor Fraga, que o preparou
Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a exposição é um grande presente para o Vale do Aço. "Estamos satisfeitos por trazer a Ipatinga a exposição deste ídolo e em uma data tão marcante e de forma inédita no interior.

A customização de capacetes feita por personalidades da região e colaboradores Usiminas torna essa mostra ainda mais especial. Esperamos que toda a comunidade do Vale do Aço e entorno venha conferir essa emocionante exposição”, salienta a diretora.

O projeto
O projeto "Senna na Cabeça e no Coração" começou em 2014 e já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, entre outras cidades.
Os capacetes originais de Ayrton Senna mostrados são das temporadas 1984, 1985, 1992 e 1994 da Fórmula 1; ano de 1987 em homenagem à FAB; e ano de 1993, utilizado no Elf Master Karting Indoor, em Bercy (França).

Quem passar pela Galeria verá, em primeira mão, as customizações feitas pelas artesãs da Comunidade de Chapeleiras de Antônio Dias e pelos artistas plásticos Tom Veiga, Rodrigo Carvalho e Cláudia Fleury. Peças confeccionadas por celebridades como Bruno Gagliasso, Daniel Alves, Fernanda Takai, Ronaldo Fraga também integram a exposição.

Para Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna, são raros os momentos em que as pessoas têm a oportunidade de se conectar a um ícone como Ayrton Senna. “Por isso, tenho certeza de que será um grande sucesso a exposição em Ipatinga, que terá o maior acervo de capacetes desde que a exposição começou a circular pelas capitais", afirma.

Rodrigo Zeferino/ACS CCU
A artista plástica ipatinguense Rosane Dias e o “seu” capaceteA artista plástica ipatinguense Rosane Dias e o “seu” capacete
A exposição "Senna na Cabeça e no Coração" fica em cartaz até o dia 20 de maio. O horário de visitação é de terça-feira a sábado, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Sobre o Instituto Ayrton Senna
Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Sua missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões.

Impulsionada pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, a entidade atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

As ações do Instituto Ayrton Senna são financiadas por doações, recursos de licenciamento e parcerias com a iniciativa privada. Com iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a entidade atua em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoia a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficia a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. Mais informações em www.institutoayrtonsenna.org.br.

SERVIÇO:
Exposição "Senna na Cabeça e no Coração"
De 21/03 a 20/05 - Centro Cultural Usiminas
De terça-feira a sábado, das 10h às 21h
Informações: (31) 3822-3031
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário