20 de março, de 2017 | 06:14

Força-tarefa é criada para investigar frigoríficos alvos da Carne Fraca

No fim de semana principais importadores da carne brasileira, no mundo, pediram explicações

José Cruz/Agência Brasil
Em meio à crise, Michel Temer convida embaixadores para churrascariaEm meio à crise, Michel Temer convida embaixadores para churrascaria


Na abertura da reunião com cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira, o presidente Michel Temer anunciou no domingo (20) maior rigor na fiscalização dos frigoríficos do país.

Neste fim de semana os principais compradores de carne brasileira, Estados Unidos, China e União Europeia pediram esclarecimentos sobre o escândalo da carne brasileira.

Também no fim de semana as principais gigantes do setor de carnes, alvo da operação Carne Fraca, contra atacaram as acusações, com comunicados publicados em todos os meios de comunicação, negando participação em qualquer irregularidade em suas unidades, explicam critérios técnicos empregados e asseguram colaboração nas investigações acerca de “casos isolados”.

Temer ressaltou que problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais, que a carne produzida e exportada pelo país é de qualidade e que o governo determinou celeridade nas auditorias que serão feitas nos estabelecimentos envolvidos no esquema criminoso.

“Quero fazer um comunicado de que decidimos acelerar o processo de auditoria nos estabelecimentos citados na investigação da Polícia Federal. Na verdade, são 21 unidades, no total, três dessas unidades foram suspensas e todas as 21 serão colocada sob regime especial de fiscalização a ser conduzida por força tarefa do Ministério da Agricultura”, anunciou Temer.

Para o presidente, as empresas flagradas no esquema de “maquiagem” de carne estragada é um “mínimo” diante do total de plantas frigoríficas do país.

“É importante sublinhar que dos 11 mil funcionário do Ministério da Agricultura, apenas 33 estão sendo investigados e das 4.837 unidades sujeitas a inspeção federal, delas, apenas 21 estão supostamente envolvidas em irregularidades. Fazemos essa comunicação para que os senhores, acompanhando o que estamos fazendo a partir de ontem, possam lançar esse comunicado aos seus países, governantes para tranquiliza-los no tocante ao noticiário que se deu nesses últimos dias”, disse aos representantes de países importadores de carne brasileira.

Temer considerou o assunto como urgente e, para atestar a confiança no produto brasileira, o presidente convidou os diplomatas para uma churrascaria. “Queremos convidar a todos para, quando saímos daqui, quem puder aceitar, vamos todos a uma churrascaria para comer a carne brasileira”, disse o presidente.

A investigação apura um complexo esquema de corrupção envolvendo dezenas de marcas, empresas e frigoríficos, inclusive a JBS (que detém a marca Friboi, além de Seara e Swift, entre outras). Já o grupo BRF detém marcas como Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima.

As investigações abrangem doações de campanha dos grupos frigoríficos principalmente ao PMDB e PP. A suspeita é que o dinheiro, na prática, era uma propina para que parlamentares apoiassem a atuação das empresas. (Ivan Richard Esposito - Repórter da Agência Brasil)

Tony Ramos fica surpreso após “Carne Fraca”

Mas é Friboi? - Esse bordão ficou famoso na voz do ator Tony Ramos, que estrelou diversos comerciais da marca Friboi em anos recentes. De acordo com a campanha, perguntar se a carne tinha procedência Friboi era sinônimo de atestar a qualidade do produto.

Muitos consumidores lembraram dessas campanhas hoje (17), após a deflagração da operação “Carne Fraca” pela Polícia Federal.

Segundo o site Ego, Tony Ramos se manifestou sobre o ocorrido. “Estou surpreso com essa notícia. Eu sou apenas contratado pela empresa de publicidade, não tenho nenhum contato com JBS”, disse.

O site também divulgou que Ramos ainda acredita na boa qualidade dos produtos e diz que tem carne deles em seu freezer. Diz usar as carnes nos churrascos do fim de semana.

“Não sou técnico no assunto que a Polícia Federal está fazendo a ação, mas existe um controle em todas as embalagens, existe um código de barras que as pessoas podem acompanhar a qualidade e a validade”, disse.
O ator revelou que vai entrar em contato com a JBS para saber detalhes do caso.

“Não sei se faria novamente [comerciais da Friboi], se eles forem inocentados dos erros que estão sendo acusados, eu faria. Eu vou checar essa informação imediatamente”, afirmou.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário