CADERNO IPATINGA 2024

18 de março, de 2017 | 09:42

Consumidor pode processar frigorífico e comerciantes por carne estragada

O consumidor pode ingressar na Justiça para solicitar, com uma ação indenizatória, a reparação dos prejuízos sofridos, sejam eles morais ou materiais

Divulgação
Consumidor pode processar frigorífico e comerciantes por carne estragada Consumidor pode processar frigorífico e comerciantes por carne estragada
A comercialização de produtos alimentícios impróprios para o consumo coloca a vida e a saúde dos consumidores em risco e gera danos que devem ser indenizados. A afirmação é da advogada Nathália Monici Lima, da área de Direito do Consumidor do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados. "O consumidor que se sentir lesado deve buscar os seus direitos por meio de denúncias na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Procon contra os fornecedores. Além disso, o consumidor pode ingressar na Justiça para solicitar, com uma ação indenizatória, a reparação dos prejuízos sofridos, sejam eles morais ou materiais", orienta.

A especialista explica também que nestes casos "não apenas o frigorífico é responsável pelos danos causados, mas também o comerciante que coloca o produto à disposição do consumidor em seu estabelecimento, dada a sua responsabilidade pela conservação e venda do alimento".

A orientação saiu após a operação Carne Fraca realizada pela Polícia Federal, na sexta-feira (17), contra os maiores frigoríficos do país, investigados por venda de carne estragada e envolvidos em um esquema de propinas para a liberação de produtos impróprios para o consumo. Entre os principais problemas estão o uso de produtos químicos na manipulação das carnes e produtos fora da validade, além da inserção de papelão em meio aos alimentos processados. O caso envolve grandes empresas, como a BRF e a JBS e frigoríficos menores, como o Peccin, do Paraná.

Diferentemente do que foi publicado anteriormente, pela Agência Brasil, as marcas Batavo e Elegê não pertencem a BRF, Desde 2015, estas marcas passaram a integrar o portfólio da Lactalis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Comprei Carne do Frigorífico 163 no Estado do Pará e Eles Não Me Devolveram Mandou Eu Reaproveitar Outra

09 de junho, 2023 | 20:17

“Comprei carne do frigorífico 163 no estado do Pará,estava estragada fui reclamar eles mandaram eu reaproveitar a carne que estava toda contaminada”

Francisco

18 de maio, 2023 | 09:26

“Ontem comprei uma carne moída no centerbok da avenida Bernardo Manoel, hoje fui pegar pra fazer a carne tava podre,podre.a sorte que eu comprei pouco.mais tinha muita gente comprando dessa mesma carne.é um verdadeiro desrespeito com os clientes, coloca promoção de coisas que não presta.”

Flanderson Conceição Oliveira

30 de julho, 2022 | 14:56

“Boa acabei de comprar uma carne que carrega o nome do mercado podre e ai fui lá de boa pra trocar a carne pelo dinheiro de volta eles não devolve o dinheiro aí tive que pega a carne lá mesmo mais só que quando fui ver a carne não era a mesma carne era outra e ai oq fazer?”

Envie seu Comentário