19 de março, de 2017 | 12:00

Apae de Coronel Fabriciano celebra 28 anos

A história da instituição na cidade começou em 1989, quando foi fundada por participantes do movimento apaeano, dentre eles, José Geraldo Mercante

Divulgação
Fundada em 1989, Apae atende atualmente a 180 alunosFundada em 1989, Apae atende atualmente a 180 alunos
Ao completar 28 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem muito o que comemorar em Coronel Fabriciano. A história da instituição na cidade começou em 1989, quando foi fundada por participantes do movimento apaeano, dentre eles, José Geraldo Mercante, que tinha o sonho de oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência e suas famílias.

Com o passar dos anos, a concretização desse sonho exigiu muitos desafios. Situações como: problemas financeiros e evasão escolar foram enfrentados e superados pelas gestões. “É importante que toda a comunidade acompanhe o trabalho da APAE e continue fazendo suas doações. Trabalhamos na defesa pela inclusão social. Não medimos esforços para fazer um bom trabalho”, ressalta Antônio Anício de Assis – presidente da entidade.

Este ano, para ser certificada pelo Corpo de Bombeiros como uma instituição apta a realizar suas atividades, a Apae teve que passar por reformas na estrutura e recebeu treinamento dos Bombeiros para combate a incêndio.
Também foram instalados dispositivos tipo “olho mágico”, nas portas de todas as salas. Uma medida simples, mas que garante o monitoramento de tudo que ocorre nas dependências da escola.

Atualmente, a entidade oferece atendimentos gratuitos nas áreas da psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, pediatria, terapia ocupacional, dentista, assistência social, fisioterapia e psicopedagogia. Em 2016, cerca de 17 mil atendimentos foram realizados na instituição pela equipe clínica.

Na área educacional, a entidade conta hoje com 180 alunos matriculados nos períodos matutino e vespertino. Além das atividades em sala de aula, os alunos participam de oficinas e eventos, realizados ao longo do ano.

Culto ecumênico
Para celebrar a data de sua criação, a Apae realiza, nesta terça-feira, 21, um culto ecumênico. A celebração será realizada às 19h na sede da entidade, na rua Pau Brasil, bairro Floresta. A data não foi escolhida por acaso, pois 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Salumão Filho

20 de março, 2017 | 11:50

“PARABÉNS A APAE, MAS, PARABÉNS TAMBÉM PARA AQUELES QUE UM DIA CAM A APAE SOB INTERVENÇÃO E PRATICAMENTE FALIDA, A REERGUERAM E A TRANSFORMARAM NA APAE DE HOJE, CITAR NOMES E DIFÍCIL, MAS FICA O REGISTRO.”

Envie seu Comentário