19 de março, de 2017 | 12:00
Apae de Coronel Fabriciano celebra 28 anos
A história da instituição na cidade começou em 1989, quando foi fundada por participantes do movimento apaeano, dentre eles, José Geraldo Mercante
Ao completar 28 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem muito o que comemorar em Coronel Fabriciano. A história da instituição na cidade começou em 1989, quando foi fundada por participantes do movimento apaeano, dentre eles, José Geraldo Mercante, que tinha o sonho de oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência e suas famílias.Com o passar dos anos, a concretização desse sonho exigiu muitos desafios. Situações como: problemas financeiros e evasão escolar foram enfrentados e superados pelas gestões. É importante que toda a comunidade acompanhe o trabalho da APAE e continue fazendo suas doações. Trabalhamos na defesa pela inclusão social. Não medimos esforços para fazer um bom trabalho”, ressalta Antônio Anício de Assis presidente da entidade.
Este ano, para ser certificada pelo Corpo de Bombeiros como uma instituição apta a realizar suas atividades, a Apae teve que passar por reformas na estrutura e recebeu treinamento dos Bombeiros para combate a incêndio.
Também foram instalados dispositivos tipo olho mágico”, nas portas de todas as salas. Uma medida simples, mas que garante o monitoramento de tudo que ocorre nas dependências da escola.
Atualmente, a entidade oferece atendimentos gratuitos nas áreas da psicologia, fonoaudiologia, psiquiatria, pediatria, terapia ocupacional, dentista, assistência social, fisioterapia e psicopedagogia. Em 2016, cerca de 17 mil atendimentos foram realizados na instituição pela equipe clínica.
Na área educacional, a entidade conta hoje com 180 alunos matriculados nos períodos matutino e vespertino. Além das atividades em sala de aula, os alunos participam de oficinas e eventos, realizados ao longo do ano.
Culto ecumênico
Para celebrar a data de sua criação, a Apae realiza, nesta terça-feira, 21, um culto ecumênico. A celebração será realizada às 19h na sede da entidade, na rua Pau Brasil, bairro Floresta. A data não foi escolhida por acaso, pois 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jose Salumão Filho
20 de março, 2017 | 11:50PARABÉNS A APAE, MAS, PARABÉNS TAMBÉM PARA AQUELES QUE UM DIA CAM A APAE SOB INTERVENÇÃO E PRATICAMENTE FALIDA, A REERGUERAM E A TRANSFORMARAM NA APAE DE HOJE, CITAR NOMES E DIFÍCIL, MAS FICA O REGISTRO.”