Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de março, de 2017 | 11:22

O desconhecimento e as angústias do homem

Logosofia

Os processos da Criação se pronunciam seguindo uma ordem perfeita, tanto em suas manifestações visíveis como nas invisíveis, de modo que, obedecendo ao Plano Supremo preexistente, eles se cumprem com maravilhosa exatidão.

Desde a nebulosa até o planeta, e desde os alvores do mundo até os nossos dias, a Terra, com sua atmosfera e seus mares, teve de cumprir processos de adaptação à vida animada, como teve também o homem de cumpri-los em sua adaptação às necessidades de uma civilização cada vez mais avançada.

Esses processos da Criação, estudados do ângulo das projeções humanas, e para a própria orientação do indivíduo, oferecem possibilidades inimagináveis na aplicação do método logosófico ao processo de evolução consciente. Não escapará a um bom discernimento o fato de que este processo há de guardar uma relação muito estreita com aqueles, e que deverá ser cumprido com o concurso indispensável de conhecimentos que levem rigorosamente a esse fim.

É cômodo filosofar sobre os outros. A criação do homem requereu, é indubitável, a reunião de inúmeros detalhes, cada qual mais importante, para que o ente humano, situado em posição superior à dos demais seres viventes, dispusesse de todas as facilidades que possam ser dadas a uma criatura dotada de inteligência, sentimentos e vontade.

O desconhecimento da enorme quantidade de elementos que o completam em sua complexa estruturação mental, psicológica e espiritual, sempre foi e é causa dos maiores dissabores e angústias por ele sofridos.

É que a pretensão científica o levou sempre a estudar em outros o que ele deveria ter procurado descobrir dentro de seu mundo interno. Essa cômoda posição de filosofar sobre os semelhantes, sem se preocupar em inquirir seriamente a respeito de quanto ocorre em cada recanto do seu próprio ser pensante e sensível, interpôs uma espessa cortina de fumaça entre as possibilidades e os anelos humanos de superação.

A veleidade, assenhoreando-se da vida do homem, veio reprimindo todos os seus nobres impulsos de aperfeiçoamento individual; aperfeiçoamento que inclui, necessariamente, o conhecimento de si mesmo, apregoado pelo ilustre grego, que agora a sabedoria logosófica ensina a realizar, guiando o homem pelo verdadeiro caminho experimental exigido para sua obtenção. Fica então estabelecido que o que até aqui se manteve no plano do abstrato, o que permaneceu inacessível à aspiração humana, é hoje uma realidade inteiramente alcançável.

Do livro Mecanismo da Vida Consciente - González Pecotche. Av. Antonieta Martins de Carvalho – 10 – Timirim – Timóteo/MG – CEP 35.180.300 – Fone (31) 3849-1550 – E-mail – [email protected] – Visita à sede às segundas-feiras de 20h às 22h. Visite o site: WWW.logosofia.org.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário