15 de março, de 2017 | 10:02

O melhor mineiro do mundo

José Aparecido revive em livro organizado por Petrônio Gonçalves

A Biblioteca Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, abrirá as portas da Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães nesta segunda-feira (20), às 19h, para o lançamento do livro “José Aparecido de Oliveira - O Melhor Mineiro do Mundo”, organizado pelo jornalista Petrônio Souza Gonçalves. A entrada é franca.

Divulgação
A biografia do político mineiro será lançada em todo o Brasil, em comemoração aos 10 anos de seu falecimento. A obra perpassa a trajetória de José Aparecido de Oliveira, da infância no interior de Minas à criação da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estruturada quando Aparecido foi embaixador do Brasil em Portugal.

A edição teve o apoio cultural da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM. O livro aborda as muitas facetas do político, que por mais de meio século exerceu o poder com influência, originalidade e personalidade.

José Aparecido dizia que um povo sem cultura é como um corpo sem alma. Ele foi o primeiro secretário de Cultura de Minas Gerais, no governo de Tancredo Neves, e o primeiro ministro da Cultura do país, no governo José Sarney.

Quando governava o Distrito Federal, retomou o projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e promoveu o tombamento de Brasília pela Unesco, tornando-a a primeira cidade criada e tombada no mesmo século em todo o mundo. José Aparecido foi conhecido em vida como o ‘Zé de todos os amigos’.

Além de depoimentos, o livro traz artigos assinados por pessoas ligadas a Aparecido durante toda a vida. Os autores e os capítulos que compõem a biografia são: José Maria Rabelo: “As histórias do Aparecido”.

“Benito Barreto: “O Homem e o Amigo”. José Bento Teixeira de Salles: “Assim era Ele”. Orlando Vaz: “Articulador Político e Talento Admirável”. José Augusto Ribeiro: “Dois Raros Momentos da Dupla Jânio-Aparecido”. Gervásio Horta: “José Aparecido: Poucas e Boas”.

Mauro Werkema: “José de Todos os Amigos”. Aristóteles Drummond: “O Zé Carioca”. Guy de Almeida: “Aparecido no DF”. Ângelo Oswaldo: “O Compromisso Cultural de José Aparecido”. Wilson Figueiredo: “A Arte de Negociar Divergências”. Paulo Casé: “Manifesto AAZA”.

Oscar Niemeyer: “JAO”. Ziraldo: “As Aventuras de José Aparecido”. Mauro Santayana: “Conversações na Rua Caraça”. Alberto Pinto Coelho: “Demiurgo das Utopias Realizáveis”. Silvestre Gorgulho: “Lições e Segredos de Um Mestre”.

Sebastião Nery: “12 Historias de José Aparecido” e Petrônio Souza Gonçalves: “José Aparecido, algumas histórias”. Fatos da vida particular de José Aparecido, até então desconhecidos, também são abordados e revelados no livro.

Vale lembrar que foi de Aparecido o argumento final para Itamar Franco aceitar ser vice de Collor, quando Itamar desejava mesmo era ser vice de Leonel de Moura Brizola. Esta e outras histórias estão contadas com detalhe no livro.

Outro fato narrado na obra foi o encontro de Zé Aparecido com colunista Antônio Maria, que todos os dias falava mal de Aparecido em sua coluna. Quando os dois se encontraram pela primeira vez na noite do Rio de Janeiro, Zé Aparecido se recusou a cumprimentar Antônio Maria, dizendo que o colunista falava mal dele sem conhecê-lo.

Antônio não perdeu a piada e disse: “É por isso mesmo que falo mal, pois se eu o conhecesse, seríamos amigos e eu só falaria bem de você”. Os dois se tornaram amigos pelo resto de suas vidas, sendo a amizade com Maria compartilhada por toda a família de Aparecido. O livro tem 230 páginas, com fotos dos principais momentos da vida do lendário político mineiro.

FICHA TÉCNICA:
José Aparecido de Oliveira – O Melhor Mineiro do Mundo
Organizado por Petrônio Souza Gonçalves
Editora Realejo Livros – Santos (SP)
230 páginas - R$ 120,00
https://www.facebook.com/petronio.souzagoncalves?fref=ts
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário