14 de março, de 2017 | 16:30

O que os olhos não veem o coração não sente

Luiz Carlos Miranda

Divulgação
A siderurgia e todo o setor metalomecânico do Vale do Aço vivem um momento de incertezas. Além da grave crise econômica que se instalou no Brasil nos últimos anos, vivemos uma situação ainda mais complicada no Vale do Aço, principal berço da indústria siderúrgica em Minas Gerais.

A população da Região Metropolitana do Vale do Aço, em especial a sociedade civil organizada, acompanha apreensiva todas as dificuldades financeiras e administrativas vividas pela Usiminas nos últimos três anos.

O conjunto de notícias divulgadas nesse período é preocupante, sendo as principais delas a redução da produtividade, demissões, desativação de altos fornos, mercado do aço retraído, má gestão administrativa, dívidas bancárias e uma disputa interna entre acionistas que culminou com uma ação judicial indesejável.

Com um cenário econômico tão adverso assim, o que menos interessa a todos nós são disputas internas que não contribuem em nada para o pleno desenvolvimento econômico e social dessa grande empresa, orgulho de Ipatinga, do Vale do Aço e do Brasil.

Diante dos fatos relatados, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Nardyello Rocha, acompanhado dos demais vereadores da atual legislatura, abriu as portas do poder Legislativo para receber o presidente Paolo Bassetti, CEO da siderúrgica italiana Ternium, uma das principais acionistas da Usiminas.

Neste encontro foram tratados e debatidos todos os aspectos que pudessem ajudar na solução mais rápida desse imbróglio jurídico-administrativo, que vem emperrando uma melhor gestão dessa conceituada empresa e patrimônio de Ipatinga.

Após todas as explanações feitas pelo executivo da Ternium, por nós e pelos vereadores presentes, ficou decidida a elaboração de um documento denominado “Carta de Ipatinga”, a ser enviado a todos os funcionários da empresa, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao governador do Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e ao presidente da República, Michael Temer.

“O que os olhos não veem o coração não sente”. Atendendo a um convite nosso, o presidente da Ternium Brasil esteve em Ipatinga e estreitou o relacionamento com a comunidade, políticos e trabalhadores. No mesmo momento convidamos também o presidente da Nippon Steel Brasil.

A pauta apresentada para ambos era a mesma: debater com a sociedade civil organizada de Ipatinga a real situação da Usiminas. No momento em que recebeu o convite, o representante da NSB, Hironobu Nose, respondeu que não poderia vir naquela semana, mas não se furtou de conversar com a comunidade local. E veio agora!

O clamor da população do Vale do Aço esta focado em ver a USIMINAS S/A colocar-se novamente na vanguarda da siderurgia nacional, forte, robusta e respeitada pela qualidade da sua mão de obra, do seu produto e da sua história. Viva a nossa Usiminas!

* Conselheiro da Usiminas e ex-deputado estadual.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário