10 de março, de 2017 | 09:16
A obrigação é o "algo a mais"
Gilclér Regina
É de se lamentar que ainda exista dissonância entre o que se aprende em sala de aula e o que se acha no mercado. Falta preparação para a prática, falar de comportamento, motivação, atitude e postura, transpor as teorias para a realidade em busca de resultados.Mas sobra conhecimento técnico e teórico. Segmentam demais, um verdadeiro estival. Por que isso? O meio acadêmico se ocupa demais em formar profundos conhecedores de uma coisa só.
Universidades, escolas, falem a seus alunos que não basta fazer bem o próprio pedacinho. Isso é obrigação. A pessoa é contratada para isso. Falta fazer o "algo mais", falta caminhar aquele quilômetro a mais.
Sim, o sucesso é levantar mais cedo e dormir mais tarde. O sucesso da noite para o dia tem no mínimo vinte anos de empenho. O meu sonho também é o sonho dos meus concorrentes. Eu também quero ser a Montblanc das canetas e a Ferrari dos carros, só que isso leva no mínimo dez anos.
Se você sair da faculdade muito preparado em termos de tecnologia e não resolver problemas por não ter a questão do resultado na pele, ou não saber o que acontece na ponta de venda, vai ficar no caminho...
Na realidade, o especialista cria elos com outras áreas e se prepara para se tornar um gestor com ampla visão de mercado. O negócio é saber trabalhar a árvore, mas entender que ela está no meio da floresta... e como árvore, você não pode ser um forasteiro, um ilustre desconhecido no pedaço. Lembre-se disso...
* Escritor e palestrante profissional.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]